sábado, 25 de junho de 2011

Ponto Zero – Espiritual e não físico.

Quarta feira passada eu fui abrir uma Bíblia que fica no me quarto para ler uma passagem que minha mãe me pediu para ler e encontrei as anotações de uma mensagem que tive a oportunidade de ministrar a alguns anos atrás.
O texto base para esta mensagem é Juízes 6: 11 ao 16 e Juízes 7:2 ao 7.

Este texto relata a historia do chamado de Gideão, da formação inicial do exercito para lutar contra os midianitas e por fim a seleção divina do exercito.

Gideão era um homem de uma família das mais pobres de manasses e ele se julgava sendo o menor da sua casa. Ou seja: um Zero!

Porém o senhor disse que seria com ele e o chamou de homem valente, ele tentou escapar da missão mais por mais que fizesse 10 orações de confirmações as dez seriam confirmadas, era ele o escolhido de Deus para este trabalho.

Não quero me deter nos detalhes da toda a passagem, quero apenas chamar a sua atenção que Deus chamou Gideão que seria considerado por nós como uma zero a esquerda, que não tem valor, afinal não era home de guerra, não é mencionado muito adjetivos a sua pessoa, depois deixou que o exército de mais de 33 mil homens fosse convocado, reduziu este a 300 homens que nada de fato fizeram a não ser tocarem trombeta e segura uma tocha, provando que para fazer algo grandioso ele não precisa mais do que um Zero!

Ponto Zero:

Ao fim da segunda grande guerra referia se ao momento em que uma explosão nuclear ocorresse.
Nos anos 2000 usou este termo no fatídico 11/09 para indicar o local devastado pela destruição das torres gêmeas nos EUA.
Hoje: Origem ou centro de uma atividade; ou mudança rápida, intensa ou violenta, o ponto de partida. A estaca Zero.

Selecionando os melhores

Como selecionamos para um emprego, time, grupo musical, teatral, dança. Vamos sempre atrás do melhor e, nossos testes classificatórios!
Davi ficaria de fora, Gideão ficaria de fora e tantos outros.

Como Deus seleciona

Para começar, ninguém é bom o bastante.
Entramos para o time por causa das nossas necessidades e não porque somos jogadores habilidosos.
Somos classificados não pelo nosso potencial de nos tornarmos o destaque do time, mas pela capacidade de nos humilharmos.
Os lugares de honra e destaque do time vão para os que vão a Ele com o coração esvaziado e faminto de mais dEle.

Louco, fraco e escolhido para vencer – I Co 1: 25 a 31.

“Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
Para que nenhuma carne se glorie perante ele.
Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;
Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.”


A loucura de Deus é mais sabia que a sabedoria humana, sua fraqueza mais forte que nossa força.

Deus se revelará a raça humana. Onde você se encaixa nesta equação? Quanto mais inadequado você sente maior é o potencial do seu papel na equação divina para esta geração.  Para os matemáticos isto é uma inversão e para Deus é conversão!

Saulo com seu fanatismo chegou ao ponto zero na estrada de Damasco e este se tornou o ponto de partida para o maior chamado da sua vida: 30 segundos da presença de Deus transformaram ele de um assassino de cristãos e um mártir.

Deus plantou o destino no útero de mulheres que não podiam ter filhos e no da prostituta Raabe.

Ele se alegra em iniciar projetos iniciar projetos divinos usando “zeros humanos” como diz em Romanos 4:17 “chama a existência as coisas que não são como se já fossem”
Vejam:

Sara Rebeca e Raquel não podiam ter filhos!
Raabe era uma prostituta e Deus a colocou na linhagem de Jesus sendo mãe de Boaz que foi pai de Obede, que foi pai de Jesse, que foi Pai do grande rei Davi!
Rute tomou nosso Deus como seu Deus e onde ninguém podia imaginar Deus fez, fez dela participante também da linhagem de Jesus sendo mãe de Obede.
Os discípulos não passavam de 12 zeros. Eram apenas fãs apaixonados determinados a seguir seu mestre.

Ele adora quando pedimos o impossível, pois só Ele pode criar do zero.

Deus viu o invisível de Gideão, viu o de Davi, onde todos viam zero ele viu o que existiria através destes homens.

Deus deseja que desçamos ao ponto zero, vazios do nosso eu, das nossas verdades, dos nossos desejos, pois para sermos cheios dEle temos que estar vazios de nós mesmos e é neste ponto que Ele começa agir.

O versículo que diz já não vivo mais eu mais Cristo vive em mim, poderia ser dito, estou no meu ponto zero, por isso, Deus vive em mim e através de mim.

Bjo e paz!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O Lugar de mudança

Jaboque é o lugar onde Jacó lutou com o Senhor. É onde ele fez sua rendição total a Deus. É onde recebeu um novo caráter, e um novo nome: Israel. É onde deitou abaixo seu último ídolo, e teve sua maior vitória.
"Levantou-se naquela mesma noite...e transpôs o vale de Jaboque" (Gênesis 32:22).
Jaboque quer dizer: "lugar da travessia", de vida ou morte - lugar que leva à rendição absoluta.
Chega uma hora em que precisamos "resolver as coisas com Deus". Temos de enfrentar a nós mesmos, e nos esvaziar de todos maus desejos e ambição própria.
Vamos falar de duas travessias:
 A travessia do mar Vermelho representa sair do mundo, um novo começo. Muitos saem do Egito, mas nunca entram na Terra Prometida. Ficam presos no deserto incredulos, com medo e em confusão. Deixam o mundo, mas nunca entram na terra prometida, morrem no deserto.
A travessia d o Jordão! O Jordão representa um compromisso de se manter com o Senhor. Batismo nas águas! Leitura da Bíblia! Testemunho! Desejo de crescer em Cristo! É um passar para uma vida de louvor, entrar na Terra Prometida.
Muitos nunca conheçeram o verdadeiro repouso de Deus! Sua paz é perturbada por uma consciência com problemas. Deus disse, em relação a Israel "que não puderam entrar por causa da incredulidade...Portanto, resta um repouso para o povo de Deus" (Hebreus 3:19-4:9).
Só Deus sabe quantos cristãos carregam o peso do pecado secreto, ou da lascívia devastadora. Multidões jamais experimentaram vitória e livramento total de pecados que os assediam. Muitos jovens cristãos dedicados enfrentam uma batalha perdida contra o pecado habitual. Eles amam o Senhor - mas há "aquela coisa em suas vidas". Odeiam isso, mas continuam. Não querem abandonar Cristo, ou voltar para o mundo. Mas ainda há algo que eles parecem não conseguir entregar.
Sentem-se frágeis, sem valor, confusos. Jejuam, oram, prometem - mas de repente são vencidos, e são levados como ovelhas para o matadouro.
Será que um verdadeiro filho de Deus precisa atravessar a vida sempre escravo do pecado que o assola? Será que não há um lugar de vitória total? Não quero dizer ficar livre da tentação, mas livre de ceder.
Existe uma terceira travessia!
Jaboque era um alfuente do rio Jordão. Era um lugar abandonado. Jaboque tem de ser enfrentado a sós. Você pode atravessar o mar Vermelho com uma multidão que deixa o Egito. Você pode atravessar o Jordão com o vitorioso exército do Senhor em torno. Mas atravessará o Jaboque é só! Sem conselheiros, amigos, ajudadores. É uma luta pessoal - só entre você e o Senhor.
"Jacó porém ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia" (Gen. 32:24).
Jaboque é onde o Jacó em nós dá o último suspiro. É onde Deus trata conosco não apenas em relação ao pecado, mas em relação ao nosso próprio caráter.
Jacó era um homem com problemas, desesperado. Digamos que Deus o tenha colocado contra a parede. Ele estava voltando após muitos anos, por sua herança. Esaú, o irmão de quem havia roubado a primogenitura, estava indo em sua direção com um exército de 400 homens.
Jacó agora era um pai amoroso. Era obediente ao Senhor, e seguia a ordem de Deus para voltar ao lar. Ele amava a verdade. Era um homem humilde, de oração. Ouça sua prece:
"Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que tiveste com teu servo..." (Gen. 32:10).
Mas esse servo de Deus - humilde, obediente, de oração, temente ao Senhor, amante da fidelidade - continuava em processo de conciliação! Isso quer dizer: "ceder ao perigo para evitar problema". Paz a qualquer preço inclui concessão!
Em vez de confiar em Deus na crise, ele aparou as arestas. Tentou inventar um jeito de enfrentar o problema. Dividiu o gado em diferentes rebanhos, enviando-o á frente para abrandar o coração do irmão. Bombardeou Esaú com ondas sucessivas de presentes de cabras, camelos, touros, ovelhas, mulas e carneiros."Porque dizia: Eu o aplacarei..." (v. 20).
Apaziguamento! É nisso que multidões de cristãos entraram! Cedem ao perigo, porque temem não ter saída! Ouve-se isso por todo lado atualmente: "Não dá para evitar! Eu não quero fazer. Odeio o pecado. Mas apesar do meu súper-esforço, cedo e caio!".
Então vez após outra, nós apaziguamos! Pecamos e confessamos, choramos e confessamos, tentamos descobrir uma saída. Sim, as arestas, os esquemas, as justificações, as desculpas, os planos - tudo em vão. Parecemos fracos contra necessidades e desejos devastadores.
1. Em Jaboque - a Religião dá Lugar à Espiritualidade!
Uma pessoa pode ser muito religiosa, e não ser nem um pouco espiritual. Jacó havia tido uma experiência muito religiosa em Betel. Á caminho de Padã-Arã à procura de uma esposa dentre seu próprio povo, ele teve uma tremenda experiência religiosa.
"E sonhou: eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela" (Gen. 28:12).
Deus apareceu e fez um acordo com ele! Era uma promessa de bênçãos materiais -
"A terra em que agora estás deitado, eu ta darei...na tua descendência serão abençoadas..." (v. 13, 14).
Jacó grita - "Impressionante - o Senhor está neste lugar" (v. vs. 16,17).
Jacó denomina este lugar de Betel, e prossegue em fazer um acordo com Deus. A parte da bênção lhe soa muito bem!
"Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o Senhor será o meu Deus...e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo" (Gen. 28: 20-22).
Esse acordo soa familiar? Me abençoe, Senhor! Me faça prosperar em todos os meus caminhos! Me dê muito alimento! Vista-me bem! Cuide bem de mim. Aí então O servirei! Aí então darei o dízimo! Dê a mim, para que eu possa Lhe devolver!
Pense nisso: Deus está presente - os céus, abertos! Anjos aparecem! Deus fala! Que experiência religiosa sobrenatural! E tudo que Jacó vê aí é um acordo para terra, alimento, roupas, prosperidade, e sucesso em tudo! Foi uma experiência estritamente religiosa.
Tudo o que alguns vêem é o que podem tirar disso. Para eles, a expiação significa meramente saúde, riqueza, prosperidade, e libertação da maldição da pobreza. Estão cegos ao verdadeiro significado da vitória de Cristo na cruz! Cegos à liberdade para se sacrificar, sofrer, e servir voluntariamente para o avanço do Seu reino sobre a terra! Suportar as dificuldades, e sofrer a perda de tudo, se necessário, para ganhar uma coroa incorruptível.
É uma revelação parcial. Vale para todas as bênçãos, enquanto ignora a luta interior íntima! É estar na presença do Senhor, sem tratar da natureza de Jacó! Isso só ocorre em Jaboque.
2. Jaboque é Um Lugar de Submissão Completa !
É o local da vitória total contra todo pecado que assedia! Você não estará pronto para Jaboque enquanto não estiver em desespero! Você tem de chegar ao fim da linha. Seu peso de pecado precisa lhe levar à uma crise de vida ou morte.
Que crise Jacó enfrentou. De um lado, Esaú se aproximava. Do outro estava o próprio Deus. Não dava para avançar. Era fim da linha definitivo! A menos que ocorresse um milagre, ele era um homem morto. Seus pecados o haviam alcançado. Por mais de vinte anos ele tinha sido capaz de blefar. Ele havia sobrevivido às custas de esperteza e dissimulação. Não dava mais para prosseguir - nem mais um dia - como no passado.
Jacó foi forçado a se expor diante da atemorizante presença do Senhor - e a se ver como era! Por toda a noite a luta se feriu. Dessa vez Jacó falou sério! Ele queria a liberdade. Ele queria olhar o Senhor e o mundo nos olhos, e saber que estava sendo honesto e santo. Ele queria que a repreensão sobre ele fosse removida. Ele queria livramento.
"Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó" (Gen. 32:27).
Jacó sabia o quê significava o seu nome: "usurpador de calcanhar". Aquele que engana o irmão, a si próprio, e tenta esconder isso dos olhos flamejantes de Deus. O que o Senhor estava dizendo a Jacó era:
"Olhe para você mesmo - no que se tornou! Não invente desculpas dessa vez! Pelo menos uma vez na vida, enfrente a realidade! Enfrente a verdade - seja honesto ao extremo - ou não haverá vitória!"
E lá de dentro vêm - todo os temores escondidos, e as confissões:
"Deus! Sou falso! Sou tão religioso por fora, mas por dentro uma mentira! Sou um usurpador! Brinquei com fogo por muito tempo! Fiquei arrajando desculpas para meus atos, justificando meu pecado. Me perdoe, Deus..."
Não pode haver vitória alguma contra qualquer pecado que assedia, sem que haja o enfrentamento no ponto final em Jaboque! O temor da justiça e do juízo de Deus contra seu pecado precisa lhe agarrar com determinação. Você tem de enfrentar a realidade de que não é uma pessoa especial, imune à exposição pública e ao julgamento. Você tem de enfrentar o fato de que Deus, em Seu amor, tem de lhe dar um prazo final - uma última chance de obedecer inteiramente!
Você tem de enfrentar a realidade de que não pode continuar vivendo uma mentira. Não importa o quão abençoado você é, não importa o quanto é ungido, não importa que grandes coisas você realizou em Seu nome.Você tem de obedecer ou então ser exposto a todos - e começar a colher o que plantou.
Enfrente a verdade! Confesse em seus detalhes feios! "Ó Deus, sou adúltero, fornicador. Não sou melhor do que as meretrizes e os homossexuais que ficam se empurrando nas ruas! Sou o maior mentiroso da igreja! Estou enganando a minha família. Não sou o quê as pessoas pensam que eu sou. Eu sei que vou acabar sendo descoberto. Eu sei que terei de pagar o preço pelo que estou fazendo - então assuma isso, Senhor! Faça-o agora! Não quero ter de carregar esse peso nem mais um dia! Me liberte! Cansei de representar!"
Em Jaboque, Cristo nos liberta daquele pecado que nos assedia, transformando a intimidade do nosso caráter.
"Então, disse: Já não te chamarás Jacó e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste" (Gen. 32:38).
Poder de prevalecer através de um novo caráter! Prevalecer quer dizer: "conquistar supremacia, vitória, superioridade". Jacó agora sabia que estava em seu poder o obedecer, porque o Senhor aceitou seu compromisso de submissão.
O nosso Senhor não está interessado simplesmente em nossa vitória sobre certos pecados. Ele quer nos transformar em novas pessoas, com corações puros e mãos limpas. Nós precisamos de uma transformação de caráter.
Só precisou uma única noite desesperadora de enfrentamento da verdade. Uma noite de combate contra a velha natureza! Jacó teve uma profunda mudança em seu corpo e em sua alma. Ele acertou as diferenças com o Senhor, e prevaleceu. O Senhor viu seu desespero, ouviu seu angustiante pedido - e o tocou! O Senhor propositalmente o enfraqueceu! Ele deslocou seu quadril!
Um dos maiores milagres que o Senhor pode operar a nosso favor, é aleijar nossos esforços humanos e nos tornar totalmente dependentes dEle. Você vai sair mancando de Jaboque, humilhado e aleijado - bradando: "Ó Senhor-- fiz minha rendição total. Entreguei todos os meus pecados. O meu ídolo foi esmagado. Mas não vou conseguir vitória sem ajuda sobrenatural. O Senhor me trouxe a esse ponto de obediência absoluta - agora, sustente meu compromisso de modo sobrenatural. Faça-me querer e realizar a Sua perfeita vontade".
3. Jaboque é o Lugar dos Céus Abertos
Veja a gloriosa promessa que Jesus fez a Natanael, dentre os Seus: "Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!...Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores cousas do que estas verás...Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem" (João 1:47-51).
Unicamente ele recebeu essa gloriosa promessa - Natanael, não há dolo ou desonestidade em você. Você é um livro aberto. Sem obras ocultas de pecado! Nada atrapalhando sua vida. A você será dado um céu aberto! Você verá coisas que poucos vêem. Revelação plena é sua, pois não há dolo em você!
O nosso Senhor deseja desesperadamente abrir Seu coração para nós, e nos guiar à toda verdade. Mas nosso dolo impede. É por isso que Jaboque é tão necessário! É o lugar para se depositar todos os vestígios finais do dolo, do engano, da desonestidade! Assim os céus estarão abertos para nós! É verdade que os nossos pecados afastam Sua face de nós.
Jacó mudou o nome de Jaboque para "Peniel". Peniel significa "a face de Deus".
"Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva" (Gen. 32:30).
Jacó agora é um homem espiritual. Nada de falar de bênçãos materiais - terras, comida, roupas, sucesso. Ele havia visto Deus, e tinha sido tocado. Agora deixou de ser gado; agora é Cristo.
Os céus ainda uma vez se abriram. A escadaria reapareceu, com anjos subindo e descendo. Mas agora ele compreendia o significado mais profundo desse céu aberto. Significa acesso ao Pai! Significa conhecê-Lo. Significa sentar-se nos lugares celestiais. AlegO brilho de Sua presença. O som de Sua voz. Agora, todos os valores espirituais.
Jacó tinha desperdiçado mais de vinte anos. Ele poderia ter desfrutado anos de céus abertos. Ele poderia ter tido unidade com seu irmão e com Labão. Mas os céus tinham se fechado para ele - por causa do dolo. Sei que eu, também, desperdicei anos preciosos, tendo os céus ficado às vezes como uma barra de metal. Os meus ídolos íntimos - o meu dolo não submisso - trancavam o céu. Eu impedia a chegada da revelação da plenitude de Cristo. Eu tinha senão uma visão parcial.
Mas em Jaboque o Senhor ouviu o meu grito, e me libertou! Fiz um compromisso de segui-Lo em submissão absoluta. E então os céus se abriram para mim de novo! Ainda sou tentado - às vezes falho. Mas sei que a obediência outra vez abrirá os céus para mim.
"Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina..." (João 7:17).
Os céus estão abertos para você? O Senhor está se revelando a você em verdade e em santidade? Se não estiver, você poderá estar bloqueando isso por estar agarrado a um ídolo! Pecado secreto pode ser a causa da sequidão e da sua cegueira espiritual. E não pode haver nem amor e nem unidade na igreja, enquanto o povo de Deus não tiver vidas puras e obedientes.
Sim, somos amados! Mas também vamos ser julgados! O julgamento está se iniciando pela casa do Senhor! A igreja inteira de Jesus Cristo está sendo levada para Jaboque! Nenhum de nós escapará desta crise.
"Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?"
"Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível cousa é cair nas mãos do Deus vivo" (Hebreus 10: 26-31).
Antes de ir para o banco dos réus de Cristo - vá para Jaboque! Julgue a si mesmo em Jaboque, e você nunca será julgado!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

ATENÇÃO

Indiquem para seus amigos este Blog, vamos aumnetar nossoas assuntos, encontrar uma maneira de utiliza melhor a rede!!!! Indiquei o blog abaixo que é muito bom e tem falado muito nos corações:

 
Neste final de semana vou postar algo que fala da mudança da vida de uma homem que mudou o destino de uma nação. Você acha que coma sua mundaça Deus pode influenciar a mudança de outros? Pense nisto....e deixará Deus te moldar, ele teve de deixar Deus molda-lo mais teve tambem que batalhar pela mudança!!!
 
Bjo e paz!!!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vai um Golinho ai?

“Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco. Os teus olhos verão cousas esquisitas, e o teu coração falará perversidades” (Provérbios 23:29-33).
O país está rapidamente se tornando uma sociedade encharcada de álcool e com muita gente intoxicada. O álcool agora é o bezerro de ouro moderno, e milhões de pessoas jovens ou velhas, homens ou mulheres, foram seduzidas por ele.
Os modernos e liberais resolvemos que beber está na moda. Agora, beber socialmente é considerado sofisticado, urbano, pra frente. Experimente dizer “Não” à aeromoça que fica forçando drinks desde que você entra até que desça do avião. “O que o senhor quer dizer, não aceita drinks?” Ela olha como se você fosse um maluco por recusar bebidas grátis.
Hoje em dia as pessoas se ofendem quando você recusa seu convite para um gole. Elas tentam lhe deixar com a impressão de ser inamistoso por não acompanhá-las, ou que você está querendo se mostrar “santinho”.
“Não estejas entre os bebedores de vinho...” (Prov. 23:20).
Para mim, a tragédia maior é que tantos assim chamados “cristãos” agora estão bebendo. Eu os chamo de “santos que bebem um golinho”, porque é assim que começa - um gole de cada vez. E posso dizer por experiência de quem já foi viciado com 13 anos em uma época que não era tão comum a juventude beber como hoje em dia.
O preocupante que muitos de nós se assentam na roda de escarnecedores e não vêem problemas, e assim como se fosse um gole de cada vez, a cada dia vêem menos problema até que dão ou voltam a dar o primeiro gole. Também falo isso por vivencia, porém livre pela misericórdia de Deus dos próximos goles.
 “Liras e harpas, tamboris e flautas e vinho há nos seus banquetes; porém não consideram os feitos do Senhor, nem olham para as obras das suas mãos” (Isaías 5:12).
Os nossos dias são de invocar a alegria o viver a vida, pois ela acabará, porém nestas festas, nestes banquetes, nestas noitadas, os feito do Senhor não são considerados, não são lembrados.
O profeta Isaías tem uma mensagem para todo o movimento deste tipo - seja no mundo ou no meio supostamente cristão.
“...o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento...Mas o Senhor dos Exércitos é exaltado em juízo; e Deus, o Santo, é santificado em justiça” (Isaías 5:13,16).
Cativo é ser refém de algo, alguém ou situação, somos prisioneiros daquele que servimos.
O profeta Oséias diz: “...o vinho e o mosto tiram o entendimento” (Oséias 4:11).
Isto sugere que os santos que bebem um gole têm corações divididos.
 “Não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte. Para que não bebam, e se esqueçam da lei...” (Provérbios 31:6).
Estamos esquecendo as leis de Deus, as próprias leis que Jesus disse ter vindo cumprir.
Você pode dizer: “Claro, nós todos bebemos. Jesus bebeu; Paulo bebeu! A Bíblia não deixa o assunto claro. Bebemos com moderação. Somos conhecedores de Deus. Deus não nos vê como nos vemos.
Também creio assim, não entendemos a misericórdia de Deus, mais compreendemos sua palavra e nela temos muitas advertências, como que seu Espírito não contende para sempre com o homem; quem com ele não ajunta, espalha; mais vale entrar do reino do céu sem um membro do que com todos ficar fora;  creio que podemos ter um relacionamento estreito com nosso Pai celeste, mais ele nunca dará pedra para seus filhos, Ele nunca dará dinheiro para comprarmos nossas drogas como alguns pais fazem hoje em dia com seus filhos...ele está sempre de braços abertos, mais é contrário ao pecado, se não fosse, teria deixado Adão no Eden, afinal era seu único filho criado a sua imagem!!!!!! O seu amor se mostra na misericórdia e porta para regeneração e não na conivência com o erro!
Não sou o juiz de ninguém. Não me coloco como porta voz de nenhum grupo. Mas Paulo diz: “nós julgamos os aqui de dentro - Deus julga os lá de fora.”
É hora de julgamento! É hora de todos os cristãos que bebem serem desafiados! É hora do Espírito Santo expor esta atitude frouxa e despreocupada de “liberou geral”. Se é errado para os meus queridos alcoólatras, viciados e prostitutas convertidos beberem mesmo que moderadamente, então é mortalmente errado que os cristãos amadurecidos bebam e lhes dêem um mau exemplo.
A Bíblia diz:
“Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar. Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo!” (Mateus 18:6-7).
Creio na gratuidade da graça, mas não na licenciosidade. Creio na justiça imputada de Cristo, pela fé. Mas também creio que a santidade de Deus requer que “não toquemos o que é impuro.”
Por favor, não fique bravo comigo! Se você é um dos santos que bebem um golinho, não permita que sua mágoa ou raiva lhe roubem a verdade. Se você ficou ressentido por esta mensagem que prega a separação, é provavelmente porque Deus já lhe convenceu - e Ele agora está querendo que você desfrute de liberdade completa.
Ore por nossos adolescentes! As pressões que recebem para beber com a turma aumentam todo dia. Eles precisam ser encorajados a se levantar e resistir, para que não sejam atraídos para este rodamoinho da bebida.
Mesmo que você não “sinta-se convencido” - abstenha-se pela simples mas poderosa razão de dar um exemplo para a juventude!
“Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco. Os teus olhos verão cousas esquisitas, e o teu coração falará perversidades” (Provérbios 23:29-33).

Isaias 30 15 a ao 18 - O que Ele falou comigo

"15 Assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em repousardes está a vossa salvação, no sossego e na confiança está a vossa força, mas não quiseste.
16 Antes dissestes: Não, porém sobre cavalos fugiremos. Portanto fugireis! Dissestes: Sobre cavalos ligeiros cavalgaremos. Portanto vossos perseguidores serão ligeiros!
17 Mil fugirão ao grito de um, e ao grito de cinco todos vós fugireis, até que sejais deixados como mastro no cume do monte, e como a bandeira sobre o outeiro.
18 Contudo o Senhor espera para ter misericórdia de vós. Pois o Senhor é um Deus de justiça. Bem aventurados os que nele esperam."

A Bíblia e as experiências com Deus nos mostram que o caminho para benção esta justamente em não colocar nelas o nosso anseio e foco principal, sempre somos incentivados a buscar primeiro o reino de Deus e sua justiça e todas as demais coisas nos serão acrescentadas, por vezes entramos em desespero por não alcançar alguma benção que estamos buscando e isso nos abate e coloca em xeque nossa fé e nosso Deus.
Na vida pratica vivemos em uma selva de pedra que temos que correr atrás de tudo que queremos, somos criados para buscar e conquistar, não aceitamos a falha , o erro o fracasso, e para não cairmos neles corremos, corremos, e muitas vezes o final desta corrida é em um monte com um mastro e bandeira em um monte que não sabe para que esta ali, e como ocorreu com o Jó somos alcançados por tudo aquilo que vivemos correndo.
Eu estive pensando nisto estes últimos dias e um missionário pregou em culto no lar usando estes versículos, os marquei na minha bíblia e tenho constantemente pensado como posso repousar para encontrar salvação diante de uma vida que me consome? Como posso sossegar, confiar e com isto encontrar força?
Neste final de semana estava me lembrando que Paulo orou, buscou a sua cura do espinho na carne, a Bíblia menciona que ele orou por 03 vezes, penso que possa até ter orado mais e que o 03 é para demonstrar que era algo que ele buscava, mais este não é o caso, o ponto é que Deus respondeu a ele e a sua Graça bastava a ele e depois desta reposta, Paulo repousou, sossegou e confiou,  a sua obra missionária não parou porque não foi curado, o que ele tinha de fazer ele fez mesmo sem a cura, o Deus que ele servia continuou sendo Deus mesmo não o tendo curado, pois ele não esperava em deus nesta vida, sabia que aqui não seria o seu rela descanso.
O fato é quanto mais tentamos correr por nossas pernas mais facilmente somo alcançado, descansemos então às asas do onipotente sabendo que o plano dEle sempre é melhor para nossa vidas e então alcançaremos a alegria. Lembre –se o Senhor espera para ter misericórdia de nós, não corramos dEle!!!!
 O que Ele falou com vocês?
Paz!

domingo, 5 de junho de 2011

Isaias 30 15 a ao 18

"15 Assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em repousardes está a vossa salvação, no sossego e na confiança está a vossa força, mas não quiseste.
16 Antes dissestes: Não, porém sobre cavalos fugiremos. Portanto fugireis! Dissestes: Sobre cavalos ligeiros cavalgaremos. Portanto vossos perseguidores serão ligeiros!
17 Mil fugirão ao grito de um, e ao grito de cincotodos vós fugireis, até que sejais deixados como matsro no cume do monte, e como a bandeira sobre o outeiro.
18 Contudo o Senhor espera para ter misecordia de vós. Pois o Senhor é um Deus de justiça. Bem aventurados os que nele esperam."

Ao ler este texto, o que você entende? O que Deus falou com você? Você tem se convertido e repousado para encontrar a salvação e tem estado sossegado para encontrar a força, ou tem fugido em cavalos ligeiro?

Amigos

Estive este dias sem postar nada, pois tenho andando na busca de decobrir quem sou eu, os motivos dos meus medos, das minha motivações, de encontrar a confiança, de saber porque faço cada coisa, de viver de uma forma mais consciente.
Mais uma palavrar muito agradavel de uma amiga me motivou a voltar a escrever, pois quero lançar o meu pão sobre as aguas...
Em vários hinos sempre ouvimos que Deus é nosso verdadeiro amigo, que é o amigo das horas incertas, e assim por diante, porém nosso dia a dia é cercado de amizades algumas superficiaias outra mais intimas e estreitas.
 É fato que nossas escolhas dizem para onde vamos e é inevitavel que nossas escolhas sejam fruto do nosso meio, pois nosso meio é que produz o que somos e sem duvida quem tem mais poder de influência no meio em que vivfemos são nossos amigos intimos, deles falaremos.
“Diga me com quem andas que te direis quem é” é um ditado popular e “as más companhias corrompem os bons costumes”. Amboms secular e religioso concordam que sofremos influencia do que nos cerca a especialmente dos que estão mais proximos.
Quem você considera como amigos mais íntimos? Creia ou não, esta questão é um assunto de grande interesse para o Deus.
Alguma vez você pensou em orar: “Senhor, o que pensas de minhas amizades? São agradáveis a Ti - ou elas Te desagradam?” O fato é: um amigo pode trazer a ligação com a bênção e o favor de Deus, pois encoraja você a um estilo de vida ligado a Deus. Por outro lado, um amigo tambem pode ser uma porta de ligação para toda especie de mal.
Pensemos que a palavra “amigo” se refere aquiaé alguém com quem você está estreitamente associado, alguém em quem você naturalmente confia. Resumindo, um amigo é alguém com quem você anda, conversa e abre sua alma.
Você tem vários círculos de amigos. Você tem um círculo “de negócios”, que inclui seus colegas, sócios ou clientes. Você tem também um círculo “social”, incluindo aquelas pessoas com as quais você se relaciona em um nível superficial. Você também pode ter contatos com conhecidos incrédulos. O apóstolo Paulo diz que nos é impossível evitar contatos desta espécie - caso contrário, seríamos obrigados a deixar o mundo totalmente!
O círculo de amigos com o qual Deus mais se preocupa é aquele mais íntimo - seus “amigos do peito”. Estas são as pessoas que você mais ama, e que têm influência em sua vida. Vocês são naturalmente atraídos uns aos outros, e concordam em muitas coisas - assim, sentem segurança em abrir os corações, uns aos outros. Em poucas palavras, vocês têm afinidade recíproca.
A Bíblia nos fala que não devemos ser ignorantes no que toca às seduções de Satanás.
Deixe-me Mostrar-lhe nas Escrituras O Que Acontece Quando Uma Pessoa Piedosa Desenvolve Afinidade Para com Um Amigo Ímpio!
O rei Jeosafá era um homem justo, que governou sobre Judá quando o reino de Israel foi dividido. O coração deste homem era fiel a Deus, e foi abençoado e honrado acima de todos os outros de sua geração: “E o Senhor era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai...” (2 Crônicas 17:3). Contudo, as escrituras dizem que Jeosafá desenvolveu afinidade com um rei mau, Acabe, que governava o reino do norte, de Israel: “Tinha, pois, Jeosafá riquezas e glória em abundância, e aparentou-se com Acabe” (18:1). A Bíblia diz de Acabe: “...(ele) fez muito mais para irritar ao Senhor Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele” (I Reis 16:33).
Como pode um rei justo como Jeosafá terminar se relacionando com um homem sem temor de Deus? Ele não percebeu a trama satânica para destrui-lo.
Veja, Jeosafá tinha purificado a terra, derrubando todos os ídolos de Baal, e matando os profetas idólatras. Contudo, Jezabel, a esposa ímpia de Acabe, adorava a Baal e soube o que Jeosafá tinha feito com seus ídolos. Então, ela teve como objetivo derruba-lo
Jezabel planejou, com sua filha ímpia Atalia, um modo de infiltrar a corte santa de Jeosafá. Logo a jovem Atalia encontrou o filho de Jeosafá, Jeorão  e usou todos os seus encantos femininos para conquistar seu coração. O plano funcionou: Jeorão decidiu casar-se com Atalia - e veio ao pedir sua bênção. Irresponsavelmente, Jeosafá lha deu.
Quando a escritura diz que Jeosafá se “aparentou” com Acabe, significa que “se ajuntaram por casamento”. O diabo deve ter dançado de alegria com essa união! Agora Jeosafá teria contato constante com o ímpio Acabe, e estaria sujeito à fascinação de sua filha também má. Simplificando: o mal havia entrado no círculo mais íntimo de Jeosafá!
Finalmente, quando Jeosafá morreu, Jeorão assumiu o trono  e Jezabel começou a buscar seu alvo. A nação rapidamente retornou à idolatria. E Jeorão mesmo, terminou matando seus seis irmãos. E isso ainda foi só o começo do derramamento de sangue que se alastrou por Judá.
E tudo isto aconteceu porque Jeosafá permitiu-se desenvolver um relacionamento com um homem ímpio. A tragédia é a seguinte: ele não tinha que ter feito isso. Teria sido impossível para Jeorão casar-se com Atalia sem a sua aprovação. Por que Jeosafá não disse a seu filho: “A mulher que você ama é completamente idólatra, ela está em rebelião contra o Senhor! Ela somente lhe dará maus conselhos, e o afastará de Deus. Estou lhe dizendo, Jeorão - interrompa já este relacionamento, antes que ele o destrua!” Ao contrário, Jeosafá nunca disse nada.
Além do mais, Jeosafá tinha as escrituras disponíveis para si, onde Davi afirma muito claramente: “Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Salmo 1:1). “Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos” (119:63). Jeosafá sabia de tudo isto - e apesar disso não tomou uma posição!
O casamento de Jeorão e Atalia produziu um filho chamado Acazias, que assumiu o trono com a idade de quarenta e dois anos. A Bíblia diz deste homem: “...e era o nome de sua mãe Atalia, filha de Onri. Também ele andou nos caminhos da casa de Acabe, porque sua mãe era sua conselheira, para proceder impiamente” (2 Crônicas 22:2-3). De repente, Atalia era a conselheira da corte em Judá. E a escritura diz que esta mulher: “...destruiu toda a descendência real da casa de Judá” (verso 10).
Quero Lhe Contar Como Saber se Satanás Pôs Um de Seus Agentes Como "Amigo" Para Você!
Bem agora você pode estar pensando: “Espere um minuto - eu não quero começar a duvidar de meus amigos. Não quero, de repente, ficar desconfiado deles.” Minha resposta para você é: se eles são verdadeiros amigos - se eles estão unidos ao seu coração no Espírito de Cristo e você não deve ter nenhum medo de examinar seu relacionamento com eles. E você fará melhor em olhar para todas as suas amizades à luz das escrituras, ou poderá perder sua própria alma!
 Pense simplesmente em seu melhor amigo, e então responda estas perguntas:
  • Seu amigo fofoca, difama, fala mal dos outros?
  • Ele gosta de discutir sobre as escrituras, é um debatedor contínuo, que nunca chega à verdade?
  • Ele chama as pessoas que temem a Deus de “fariseus” “fanaticos” “Crentes”?
  • Você nota em suas palavras um espírito de desobediência, inveja ou suspeita?
  • Ele vomita palavras venenosas contra a esposa dele?
  • Ele tem conseguido pôr maus pensamentos em sua mente, acerca dos outros?
  • Você começou a se unir a ele em transbordar amargura?
Se o seu amigo se enquadra nesta descrição e se você está sendo levado para mais e mais longe de Jesus por causa desta amizade então pode saber que o diabo pôs essa pessoa em sua vida. Seu amigo tem o espírito de Acabe  e foi enviado para destruir a obra de Cristo em você!
Por outro lado, um amigo verdadeiro e temente a Deus tomará sempre o partido da palavra de Deus, em qualquer assunto, e não necessariamente estará  do seu  lado por vocês serem amigos. Um amigo assim não o aconselhará à amargura do pecado. Pelo contrário, ele o amará o suficiente para lhe dizer a verdade.
Quero lhe mostrar o que acontece com cada filho de Deus que desenvolve afinidade com uma pessoa amarga e injusta. Há três terríveis conseqüências:
1. Você Será Atraído Para os Problemas ou Para a "Guerra" Pessoal de Outra Pessoa - e Se Arrependerá Disto!
A Bíblia narra que o reino de Jeosafá tinha sido pacífico, até então: “E veio o temor do Senhor sobre todos os reinos das terras, que estavam ao redor de Judá, e não guerrearam contra Jeosafá” (2 Crônicas 17:10). Judá foi abençoado, prosperou abundantemente, e ninguém ousou vir contra ele.
Mas depois que Jeosafá estreitou laços com Acabe, diz a escritura: “...e Acabe...o persuadiu a subir com ele a Ramote de Gileade...E ele lhe disse: Como tu és, serei eu; e o meu povo, como o teu povo; iremos contigo à guerra” (2 Crônicas 18:2). Jeosafá por vontade própria foi lançado dentro de uma guerra perdida - na qual Deus não tinha parte!
A palavra hebraica para “persuadiu” nesta passagem significa “seduziu com calma”. Jeosafá se permitiu ser seduzido para a guerra por Acabe, respondendo: “Assim como tu és, eu sou”. Em outras palavras: “Sou teu amigo, portanto vou contigo até o fim. Não vou te desapontar. Conte comigo!”
Será que o seu melhor amigo é cheio de amargura, ódio, raiva  e procura brigas de todo tipo? Está envolvido em guerra matrimonial, ou familiar, ou pessoal? E você tem sido como um Jeosafá para ele, oferecendo ajuda e encorajamento? Se é assim, cuidado: você está prestes a ser seduzido para tudo isto!
Precavenha-se, cristão - sempre que você concede conforto ou encorajamento a alguém que esteja em rebelião, você está tomando partido contra o Espírito Santo. E isto o torna co-participante do pecado desta pessoa. Tragicamente, quando Jeosafá se uniu à guerra de Acabe, somente fez por acelerar seu amigo no caminho da destruição!
2. Você Acabará Ignorando Todas as Advertências Proféticas e Todo Aconselhamento Bíblico!
Se você tem um amigo que não teme a Deus em seu círculo íntimo, ele lhe dará todo o apoio que você quiser, mesmo que você esteja errado. De fato, Satanás encherá a sua cabeça com as vozes dos falsos profetas, todos afirmando que falam a verdade. Dizem: “Vá em frente  está tudo bem. Deus está por trás disso”. Mas o estarão levando para a beira da destruição!
Estou certo que Jeosafá estava convicto que estava agindo corretamente quando se empenhou em unir-se a Acabe na guerra. De fato, a Bíblia diz: “Disse mais Jeosafá ao rei de Israel: Peço-te, consulta hoje a palavra do Senhor” (2 Cron. 18:4). Disse: “Vamos consultar ao Senhor sobre isto. Não agiremos enquanto não O ouvirmos!”
Então Acabe convocou seus quatrocentos falsos profetas: “...E eles disseram: Sobe; porque Deus a entregará na mão do rei” (verso 5). Todas as quatrocentas vozes concordaram: “Tudo bem em ir à guerra. Deus é contigo!”
Jeosafá, porém, não estava convencido. Perguntou a Acabe: “Não há por aqui, além destes, um profeta do Senhor, que possamos consultar?” (verso 6). Jeosafá queria um homem que ele soubesse ser santo. Então Acabe mandou trazer o profeta Micaías, que tinha sido preso por falar a verdade.
Quando Micaías entrou em cena, este homem destemido zombou de tudo que havia acontecido. Até profetizou a morte de Acabe, dizendo: “...Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa...” (v. 16). Estava dizendo: “Você vai morrer na batalha, Acabe. E o povo será disperso sobre as colinas!”
Deus falou claramente com Jeosafá e Acabe, não deixando dúvidas sobre o que Ele pensava de tudo aquilo: “Estão amaldiçoados! Vão por seu próprio risco. Nada além de morte e derrota esperam por vocês no campo de batalha!”
Nesta altura, Jeosafá parecia querer obedecer à verdadeira voz profética. Parecia querer fazer tudo que Deus lhe dissesse. Contudo, por séculos os teólogos se têm admirado do que aconteceu em seguida: quando veio a palavra clara, Jeosafá a ignorou!
Micaías pareceu sentir a relutância de Jeosafá em obedecer. E terminou sua advertência com estas palavras: “...ouvi, todos os povos” (verso 27). Creio que Micaías estava olhando diretamente para o rei Jeosafá e dizendo: “Tu, meu senhor, preste atenção à minha palavra! Tudo isto é uma indução ao erro da parte de Satanás. Só pode acabar em destruição! Tu não podes ver que tua amizade com Acabe é um erro? Ele é um idólatra! Por favor, não ouças essas vozes mentirosas.”
Porém, incrivelmente, o próximo versículo afirma: “Subiram, pois, o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, a Ramote de Gileade” (verso 28). Jeosafá marchou à guerra com Acabe, ignorando totalmente o aviso de Deus!
Você pode se orgulhar o quanto quiser quanto a amar a palavra de Deus e querer obedecê-la. Porém, se não romper com o engano de amigos ímpios, e buscar o discernimento do Espírito Santo, acabará por ignorar a palavra de Deus!
Você pode acompanhar seu amigo na guerra dele  mas na hora precisa, ele porá você na mira do inimigo. Foi exatamente o que aconteceu com Jeosafá quando foi guerrear com Acabe.O mau rei pôs Jeosafá para ser morto: disse a ele para vestir-se com suas vestes reais, enquanto Acabe mesmo se vestia como soldado. Desta maneira, pensava Acabe, os assírios iriam atrás de Jeosafá, e não dele.
Ironicamente, Acabe foi morto por uma seta que o atingiu através de uma pequena abertura na armadura. E de repente, Jeosafá foi cercado por soldados inimigos, que estavam prontos a cortá-lo em pedaços. O rei sabia que estava diante da morte, e clamou a Deus por ajuda. A escritura nos diz: “...porém Jeosafá clamou, e o Senhor o ajudou. E Deus os desviou dele” (v. 31).
A guerra foi um desastre, como Micaías tinha profetizado. O exército de Israel fugiu desbaratado, como ovelhas sem pastor. E Jeosafá recuou para Jerusalém; seu amigo Acabe morto e seus exércitos vencidos. Foi só pela graça de Deus que escapou da morte!
Posso imaginar os pensamentos que devem ter passado pela mente de Jeosafá enquanto corria de volta para Jerusalém: “Oh, Deus - obrigado por me livrar! Agora vejo o perigo de andar com um companheiro ímpio. Nunca mais, Senhor! Nunca mais farei parte deste sistema mundano novamente. Acabou!”
Mas não estava tudo acabado. Deus ainda tinha algo a discutir com este homem!
3. A Última e Mais Trágica Conseqüência da Afinidade Com Um Amigo Mau é a Ira de Deus Sobre Você!
Enquanto Jeosafá estava em seu caminho de volta, o Senhor enviou um profeta para encontrá-lo, com estas fortes palavras: “ E Jeú, filho de Hanani, o vidente, saiu ao encontro do rei Jeosafá e lhe disse: Devias tu ajudar ao ímpio, e amar aqueles que odeiam ao Senhor? Por isso virá sobre ti grande ira da parte do Senhor” (2 Cron. 19:2).
Deus estava dizendo a Jeosafá: “Você não conhece o perigo e as conseqüências do que fez. Você pode pensar que é pouca coisa ter amizade com alguém que é contra mim. Acabe era meu inimigo  um idólatra  e você se fez amigo dele. Ouviu sua fala ímpia, e se entregou à sua sujeira. Você nem sequer tomou uma posição contra isto, Jeosafá. Tenho algo para discutir com você sobre isto!”
À esta altura, você pode estar pensando: “Entendo que Acabe era maligno. Mas ao considerar meus próprios amigos, não há como considerá-los inimigos de Deus”. Mesmo assim, considere estas passagens das escrituras:
  • “Quem não é por mim, é contra mim...” (Lucas 11:23). Seu amigo toma o lado do Senhor em tudo?
  • “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria...” (I Samuel 15:23). O conselho de seu amigo é cheio de rebelião?
Isto não é um jogo! Seus amigos são um assunto sério para Deus - porque suas ações têm conseqüências sérias: “Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua compõe o engano. Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe. Estas coisas tens feito...Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que eu vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre” (Salmo 50: 19-22).
Ouça o profeta Isaías: “Porque dizia: Certamente eles são meu povo...pelo seu amor, e pela sua compaixão ele os remiu;... Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles” (Isaías 63:8-10). Deus, realmente, se volta contra aqueles que ignoram Sua palavra!
No caso de Jeosafá, Deus trouxe guerra e tribulação para Judá: “E sucedeu que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá” (2 Crônicas 20:1). Até esse tempo, Judá tinha desfrutado grande paz. Agora, no entanto, Jeosafá via inimigos vindo a ele de todos os lados, ameaçando destruir seu reino!
Paulo escreve: “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça” (Rom. 1:18). O apóstolo está falando aqui de um povo que conhece a verdade, e mesmo assim a ignora, fingindo que ela não existe. Em termos simples, a ira de Deus é sobre todo aquele que exclui a verdade, não fazendo nada por ela, como o rei Jeosafá!
Graças a Deus, diz a escritura: “Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá” (2 Crônicas 20:3). O rei se humilhou e arrependeu-se: “Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, adorando-o” (verso 18).
Deus respondeu ao quebrantamento de Jeosafá dando a Judá vitória total contra os moabitas. Finalmente, a Bíblia diz: “E o reino de Jeosafá ficou quieto; e o seu Deus lhe deu repouso ao redor” (verso 30).
Advertência Final:
Este assunto, de escolher amigos sabia e cuidadosamente é uma questão para toda a vida. O fato é: você pode escapar de um relacionamento não inteligente  mas pode entrar logo em um outro.
As escrituras dizem que a história de Jeosafá terminou tragicamente: “Porém, depois disto, Jeosafá, rei de Judá, se aliou com Acazias, rei de Israel, que procedeu com toda a impiedade” (v. 35). Jeosafá fez a mesma coisa novamente! Ele se aliou com o ímpio Acazias, exatamente como havia feito com Acabe.
Desta vez Deus enviou um profeta a Jeosafá dizendo: “...Porquanto te aliaste com Acazias, o Senhor despedaçou as tuas obras...” (verso 37). O Espírito de Deus abandonou este homem outrora justo, porque ele não obedeceu.
A Bíblia é muito clara sobre esse assunto de amizades: “Não sejas companheiro do homem briguento nem andes com o colérico, para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma” (Provérbios 22: 24-25). “Quanto àqueles que se desviam para os seus caminhos tortuosos, leva-los-á o Senhor com os que praticam a maldade...” (Salmo 125: 5).
Toma uma posição hoje. Se você tem amigos ímpios no seu círculo íntimo, rompa com eles! Deus, em Sua misericórdia livrará você dos laços do inimigo como fez com Jeosafá. Mas o fato é, você jamais deve deixar de estar alerta às tentativas de Satanás de colocar alguém em sua vida para destruir a obra de Cristo em você!