terça-feira, 8 de março de 2011

Que armadura você prefere usar?

Estava pensando no motivo pelo qual Davi não usou a armadura que Saul lhe deu para enfrentar Golias, comecei a olhar a historia de Davi e entendi parte da verdade, mais senti que estava incompleto, porém nosso Deus me levou a um culto e fiquei o culto todinho inquieto com este assunto, quando o mensageiro pregou completou meus pensamentos com a armadura mencionada por Paulo em Efésios.

Vejamos:

Davi foi até o campo de guerra onde a cerca de 40 dias Golias desafiava que algum homem de Israel fosse enfrentá-lo e que se tão somente este conseguisse feri-lo os Filisteus serviriam o povo de Israel, porém, a cada dia os homens de guerra de Israel com suas amaduras e armas fugiam com medo.

Lembremos que Davi era o menor de sua casa e um simples pastor de ovelhas, que estava li apenas para levar algo para seus irmãos comerem, ele nunca havia vestido uma armadura e nem sequer levantado uma espada.

Ao perceber o insulto ao povo de Deus ele se colocou a disposição para lutar, de um lado seus irmãos e os soldados achavam uma loucura e de outro Saul que mesmo achando uma loucura enfim tinham alguém para enfrentar o gigante.

O Rei então manda o moço Davi se vestir de sua própria armadura real, afinal iria enfrentar alguém que parecia invencível, pois tinha mais ou menos 2,70 metros de altura; usava um capacete de bronze e uma couraça de escamas de quase 57 quilos; usava caneleiras de bronze e uma lança cuja ponta tinha quase 7 quilos. E Davi tinha apenas um estilingue e algumas pedras. Precisava parecer um home de guerra!

Davi colocou tudo que foi ordenado, porém não consegui andar com tudo aquilo e então resolveu tirar, pois lembrou se que era homem preparado em batalhas, afinal já havia enfrentado e matado leão e Urso que foram roubar as ovelhas de seu pai e faria o mesmo com o incircunciso filisteu por ter afrontado o os exércitos do Deus vivo e para isso a armadura de Saul não iria fazer diferença.

Ele não estava acostumado a lutar com armadura humana, mais estava acostumado a lutar e vencer inimigos maiores e mais poderosos do que ele, isso parece estranho até o ponto que começamos a lembrar que Paulo nos diz que nossa luta não é contra carne ou sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais das maldades nas regiões celestiais, ele não se referiu a Golias como o inimigo do exército comandado por Saul e o Exército do Deus Vivo! Ele não lutava contra a carne, não lutava neste mundo, não lutava com as forças deste mundo, por isso, não precisava da armadura terrena e sim a Divina.

Sua mente em nenhum momento foi atingida pela duvida em relação à derrota o que pode indicar que ele usava um capacete especial que não deixava nada que não fosse saudável penetrar na sua mente; o tamanho de Golias não o assustava, os insultos dele não o atingiam, levando-nos a presumir que ele estava com uma espécie de escudo invisível que não deixava nada atingi-lo; seus pés não vacilavam, ele não tremeu diante do desafio impossível como se estivesse com um calçado que o mantivesse firme.

Ele estava revestido da armadura que Paulo nos recomenda a usar, provavelmente adquirida pelas suas experiências com o Deus Vivo, não poderia usar a humana, pois assim como o Espírito mortifica a carne esta destrói o Espírito. Não existe comunhão entre carne e Espírito e isso é uma verdade que temos que assumir.

Não quero dizer que devemos ser como muitos que ao longo da historia cristã tentaram ser “santarrões” e sob o pretexto de mortificar a carne criaram regras absurdas para limitar na verdade o livre arbítrio e criar fantoches da religião, o que desejo dizer é que não há como entender a fé sem estar no espírito e não há como estar no espírito alimentando apenas nossa carne.

Creio que Deus nos chamou para sermos felizes não apenas ao alimentar nossa carne, e sim, mais felizes ainda por alimentarmos nosso espírito mesmo que para isso tenhamos que deixar nossa carne sem alimento, e fazer isso, por opção e não por obrigação de uma regra ou religião.

Com certeza todos tem seus leões e ursos a enfrentar, mais podemos enfrentá-los confiando e carros, cavaleiros e armaduras terrenas ou podemos enfrentá-los fazendo menção do Deus vivo e usando a armadura espiritual; não espiritualizando tudo mais sabendo que o material não existe sem o espiritual,

A conduta de lutar pela fé é que nos faz mais que vencedores e não apenas as vitórias.

Experimente alimentar mais seu espírito, experimente ter experiências com o seu Deus, experimente não usar as armaduras que o mundo te oferece, experimente revestir se da armadura de Deus e veja no que vai dar a parceira você e Deus, afinal você já deve ter experimentado tantas coisas na sua vida sobre o pretexto de ser livre que quem sabe poderá descobrir o que é realmente ser livre.

Quanto a mim, estou buscando aprender a depositar minha confiança 100% Nele cada dia, aprendendo que dependo Dele, que meus planos são inferiores ao Dele e que a vontade Dele é boa perfeita e agradável eu que preciso entendê-la.

Não deixe de alimentar seu espírito para ser livre, seja livre alimentando seu espírito e sua relação com Deus.

Alimentar o espírito é estar perto de Deus. Você já se perguntou o que pode fazer para estar perto de Deus? (não digo perto de uma Igreja perto de DEUS)

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sobra do onipotente descansará”

“Mais vale um dia em tua presença do que outra parte mil”

“Para onde iremos se só Tu tem palavra de vida eterna?”

“Sem fé é impossível agradar a Deus”

“Eu sei que meu redentor vive e que por certo se levantará...Vê-lo-ei por mim mesmo”

“Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha faze, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”

Paz Bjo e boa semana!


4 comentários:

  1. Acredito que agora começamos a falar uma linguagem parecida. A frase: "não digo perto de uma Igreja perto de DEUS" nos mostra uma grande evolução. Acredito que nestes tempos Deus tem aberto nossas mentes para entendermos onde erramos e nos levar novamente a tentativa de um acerto (Bendito seja esse Deus de amor!). Davi não tinha toda essa consciência e conhecimento que temos hoje, mas ele tinha um ideal e ele lutou por ele, hoje nos falta isso, algo que realmente faça a diferença para lutar. Muitas e muitas vezes lutamos por posições, status, carros, fama e dinheiro, tem nos faltado Madre Tereza de Calcutá, Luter King e tantos outros que lutaram para que o amor e a igualdade prevalecesse. Com certeza, muita certeza, das poucas experiências que tive na vida e com Deus (não sou tão velho) as que mais me fizeram feliz e pleno foram as que lutei pelo amor e pela igualdade e todas essas lutas foram impulsionadas pelo Espírito, ele que guia o homem a bondade. Estar com o Altíssimo é vivenciar isso, é lutar por isso, é brincar com uma criança, é sorrir para um idoso, é ouvir as histórias de uma pessoa carente, é ser gente, apenas isso, porque foi pra isso que Ele nos criou. Aleluia!

    Parabéns pela evolução!
    Ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Paulo disse que já não vivo mais eu mais Cristo vive em mim...e que orava para que houvesse em nós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus...Sem dúvida estas duas coisas estão presentes nos que vão na contramão do individualismo que o mundo prega...a próximidade com Cristo nos transforma do mesmo modo que Saulo foi transformado ao encontrar o que buscava: JESUS!

    ResponderExcluir
  3. Dinho, com certeza é fruto da sua oração...não deixe de orar...

    ResponderExcluir