domingo, 6 de fevereiro de 2011

Como lidar com o sentimento que Elias Teve ao entrar na caverna?

Em alguns momentos da minha vida  fui um dos que criticaram Elias por ele fugir e entrar na caverna, não entendia o que era ter medos tão profundos como o que ele estava sentindo, por isso, não poderia criticar antes de analisar sobre a ótica de quem estava vivendo aquilo: Elias e não eu.

Estive lendo um livro que tratava sobre o medo, exatamente no momento da minha vida que estava com mais medo e percebi que o que Elias passou, tenho passado muitos passaram e muitos têm passado e tudo isto gira em torno de como lidamos com o medo, com a incerteza, com a impotência, com a falta de controle ( como se controlássemos algo ).

Descobri que as vezes aconselhei pessoas neste estado sem a sensibilidade de perceber que o mundo desta pessoas estava destruído sobre o seu ponto de vista, aconselhei tecnicamente, mais não objetivamente, atuei como os amigos de Jó, tentando fazer o bem, mais falando sem conhecer o que estava dentro daquele. Não quero com isso dizer que para auxiliar alguém neste estado precisamos estar passando pelo que ele tem passado e sim que devemos parar, nos colocar no lugar desta pessoa e buscar ver o que ela esta vendo para então mudar o foco dela. Se analisarmos a conversa que o Senhor teve com Elias, foi algo como ver o que Elias via e mostrar a Ele o que ele não estava vendo.

Começaremos a analisar este assunto em partes:

Se servimos a um Deus que nos ama e nos levará ao Céus, como podemos padecer sofrimentos?

A vida é um sofrimento, lutamos sempre para sobreviver, desde da fecundação até a morte, lutamos.

Lutamos para fecundar um ovulo, lutamos ao chorar para encher nossa pulmões de ar e começarmos a viver fora do útero, lutamos ao ter de aprender sugar leite materno, estudar, namorar, casar, ter filhos, netos, lidar com doenças da idade, problemas de família, ou seja, Deus não tinha este objetivo quando nos criou mais agora somos reféns deste processo desde o Éden.

O que Deus nos garante é que estará do nosso lado  sempre, nas alegria e também em todas a aflições

Lembre-se, até Cristo padeceu sofrimentos e teve medo, sim teve medo, no Getsemani a sua oração também era de temor, porém ele não saiu correndo ele enfrentou com oração e abnegação, pois seu desejo era que o cálice fosse passado mas abriu mão de sua vontade para sujeitar a de Deus e saiu triunfante.

Ele disse: no mundo tereis aflições, mais tende bom animo, Eu venci e você também vencerá.

Eu estou bem e não tenho motivos para falar deste assunto, porque devo me preocupar?

Vigiar é uma sábia ordenança, pois por falta de vigilância Davi pecou e Sansão revelou o que não devia. A Bíblia nos recomenda a estarmos prontos!

Este sentimento pode vir por variados motivos: Enfermidade, Separação conjugal, Traição, Drogas, Desemprego, é certo que de uma jeito ou de outra teremos momentos difíceis em nossa vida.

O que desejo tratar não é apenas de tristeza que passa com uma boa piada e sim de tristeza profunda que toma conta do ser ao ponto de não permitir que olhe para mais nada a não ser para dor.

Deus me abençoou a encontrar mensagens sobre este assunto que falaram diretamente comigo e desejo compartilhar, para que fale com você ou que sirva para te preparar.

Amanhã continuaremos a falar deste assunto, considerando: Existe cura para esta tristeza profunda? Por que isso pode acontecer comigo Deus?

Comente e conte para os amigos na fé que estamos aqui, mande suas sugestões de tema ou fóruns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário