domingo, 20 de fevereiro de 2011

Deus é Fiel Sempre

Temos sempre em mente que nossos erros ativam algo em Deus que o leva  a nos castigar, nosso senso de justiça diz que para todo erro deve haver algum tipo de punição, por isso, quando estamos passando por algo ruim buscamos saber onde erramos perante Deus e quando erramos esperamos pelo castigo...
Ontem meu filho foi sem avisar para casa de um amigo, fui até lá, confirmei que ele estava lá e disse que podia ficar mais que conversaríamos em casa, quando ele voltou conversei, dei uma bronca e disse que ele ficaria de castigo, mais que eu não havia definido ainda qual, depois que ele tomou banho voltei a tocar no assunto e ele me perguntou se eu não iria parar de brigar com ele, que ele iria avisar da proxima vez, me vi humano carregado do Juiz que cada um temos em nosso ser, lembrei que Deus não age assim, Ele sempre está ao nosso lado, quando erramos eles nos da apoio para que possamos enfrentar nosso erro e aprender como  acertar.
Começei a pensar como Deus age, vi que verdadeiramente o pensamentos dEle não são os meus pensamentos e que ele é mui misericordioso e amoroso, lembrei me do capitulo 11 do livro a cabana (leia) que trata justamente sobre quere ser um Juiz sobre as pessoas e Deus.
Percebi que precisamos buscar mais a Deus, pois quando Paulo falou que já não vivo mais eu, mais Cristo vive em mim fico a pensar que minhas ações devem ser parecidas com as dEle quanto isto estiver ocorrendo.Vamor falar de quatro homens da Biblía: Abraão, Davi, Pedro e Saul e ver como Deus age.
ABRAÂO
Abraão é conhecido na igreja como homem de fé, a Bíblia o apresenta como exemplo de fé:
Deus havia aparecido à Abrão e disse: “Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande” (Gênesis 15:1). O Senhor também prometeu a Abrão que seria “...sepultado em ditosa velhice” (verso 15). Além disso prometeu que todo aquele que tentasse lhe molestar ou amaldiçoar, seria amaldiçoado: “...!maldiçoarei os que te amaldiçoarem” (Gênesis 12:3). Deus fez estas promessas pessoalmente a ele.
Você lembra-se da história de Abrão a partir deste ponto. Ele deixou sua terra por ordem de Deus, totalmente pela fé. Deus lhe disse: “Toda terra que pisar será sua”.
Abrão vivia pacificamente em uma montanha entre Betel e Hai, quando sobreveio fome. Então resolveu pegar suas coisas e se mudar: “...desceu...Abrão ao Egito...” (12:10).
Este foi o primeiro erro de Abrão. Ele nunca deveria ter saido da terra à qual Deus o havia enviado.  Deus não o dexairia morrer de fome, afinal a promessa era que ele morreria velho.Quando Abrão saiu da terra prometida, ele tinha cerca de setenta anos de idade, e sua esposa, Sarai, cerca de sessenta. Ao entrarem no Egito pagão, Abrão olhou sua bela esposa e pediu que ela se juntasse á ele em um subterfúgio:
“...bem sei que és mulher de formosa aparência; os egípcios, quando te virem, vão dizer: É a mulher dele e me matarão, deixando-te com vida. Dize, pois, que és minha irmã, para que me considerem por amor de ti e, por tua causa, me conservem a vida” (12: 11-13).
Abrão estava dizendo: “Quando chegarmos ao Egito, os homens verão o quanto você é bonita - e vão lhe cobiçar e tentar me matar! Por favor: diga a todos que você é minha irmã. Estou colocando minha vida em suas mãos!”
Essa era uma meia-verdade. Abrão e Sarai tinham o mesmo pai, mas mães diferentes, então Sarai era sua meio-irmã. Ela iria dizer apenas uma “meia mentira” - tudo para salvar a pele de Abrão!
E realmente, ao chegarem ao Egito, começou a se falar da grande beleza de Sarai. Todos os príncipes e pessoas importantes de lá ficaram sabendo dela. Abrão percebeu isso, e então lembrou Sarai: “Lembre-se, você é minha irmã. Temos um acordo. Minha vida em suas mãos!”
Isso era covardia absoluta - absoluta falta de fé! Abrão estava submetendo a vida à proteção da esposa; não à de Deus - mas à uma estratégia humana. Que ato vergonhoso de incredulidade! Este grande homem de fé estava querendo deixar que a esposa fosse tirada dele, e posta em um harém pagão, onde poderia ser contaminada por administradores ímpios.
Você entende o que estava acontecendo aqui? A semente prometida deveria vir através de Sarai - e ela poderia ser contaminada por homens ímpios!
Não há desculpa para o comportamento de Abrão. Você pode imaginar um homem de Deus entregando a esposa nas mãos de um ímpio?
Mesmo assim o faraó deu grande dote a Abrão por Sarai, derramando sobre ele todos os tipos de bênção: ovelhas, bois, mulas, camelos, escravos. De um dia para o outro, Abrão ficou rico. Mas não sei se ele conseguiu dormir aquela noite.Como poderia ele dormir sabendo que a esposa estava nas mãos de um ímpio? Ela poderia ser contaminada, corrompendo a semente da promessa de Deus.
Pergunto-lhe: como tal homem de fé, poderia deixar que isso acontecesse? Abrão esqueceu totalmente as promessas de Deus? Por que não raciocinou: “Eles não vão conseguir me matar. Deus disse que eu viveria até uma idade madura, avançada; prometeu ser o meu escudo, minha proteção!”
A Verdade, é que Abrão Não Corria Perigo !
Houvesse Abrão confiado em Deus, houvesse ele se levantado com ousadia e declarado: “Esta mulher é minha esposa. Tirem as mãos!” - Deus teria o honrado. O Senhor teria protegido tanto a ele quanto a Sarai. “Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” (2 Timóteo 2:13). O significado real em grego deste verso é: “Se somos sem fé, mesmo assim Ele continua fiel...”
Se você estivesse lá naquele dia com Abrão, provavelmente teria dito a esse homem: “Abrão: você realmente está atrapalhado. Você é considerado homem de Deus; Ele lhe apareceu pessoalmente, e lhe deu todas as promessas. Mas agora você está fracassando inteiramente. Você manipulou e tratou mal sua adorável esposa. Você pecou contra a luz, Abrão; é indigno das bênçãos que Deus prometeu. Você está acabado!”
Não! Isso nunca esteve na mente de Deus quanto à Abrão. Deus é fiel - mesmo quando não somos! No momento que Abrão entregou a vida para o Senhor, Deus tinha um plano para ele. E Deus não ia permitir que algumas circunstâncias do momento, ou alguma falha impedissem Seu propósito eterno para a vida de Abrão.
O Senhor tinha lhe prometido: “Serei o teu escudo!” E agora Deus se move para fazer valer Sua promessa: Ele manda tormento sobre a casa do faraó!É possivél que a doença que Ele manda sobre eles, tornou impossível que algum homem  tocasse Sarai. Deus travou os úteros, bloqueando os homens! O faraó não encostou a mão em Sarai!
 Deus foi fiel, mesmo quando o Seu povo não foi!
De algum jeito o faraó percebeu o ocorrido. Não sabemos se Sarai confessou a ele, ou se o Senhor lhe revelou. Mas quando ele descobriu que ela era casada, repreende Abrão dizendo: “Por que você fez isso?” “...toma-a e vai-te” (verso 19). “E Faraó deu ordens aos seus homens a respeito dele; e acompanharam-no, a ele, a sua mulher e a tudo que possuía” (Gênesis 12: 17-20).
O plano de Deus para Abrão continuou ininterruptamente. Não foi frustrado pela falta de fé de Abrão, apesar de este ter falhado lamentavelmente com Deus. Igualmente, seja o que for que Deus determine para a sua vida, não será impedido, se simplesmente você colocar sua vida nas mãos dEle. Ele é fiel em relação aos Seus propósitos para nossas vidas - mesmo quando não somos!
Vinte e quatro anos mais tarde Abraão (como é conhecido agora) mudou-se para o sul e acampou entre Cades e Sur, estabelecendo-se em Gerar. Mais uma vez ele aparentemente teve de se mudar para alimentar e dar água aos seus grandes rebanhos.
Abraão agora tinha noventa e nove anos, e Sara (como era chamada agora) tinha quase noventa. Ao logo dos anos Abraão tinha visto a fidelidade de Deus em todas as áreas de sua vida. Ele havia derrotado os reis que invadiram Sodoma, havia resgatado Ló e sua família, tinha encontrado Melquisedeque, rei de Salem, tinha tido um filho, Ismael.
Você não acha que em vinte e quatro anos Abrãao teria aprendido a confiar inteiramente no Senhor? Ele teve todos estes anos a mais vendo o poder de Deus guardando sua vida; vendo a direção e a intervenção de Deus em todos seus caminhos.
Mas em Gerar, algo parecido sucedeu. O rei Abimeleque, que dirigia a região, pôs os olhos em Sara - e a quis para o harém!
O que Abraão faz de novo? Vai até Sara e diz: “Quero pedir para você me ajudar de novo. Você precisa dizer que é minha irmã. Sara, a minha vida está nas suas mãos!”
Você acredita nisso? Ele continuava covarde depois de vinte e quatro anos! “...Abimeleque, rei de Gerar, mandou buscá-la” (Gênesis 20:2). Sara foi para mais um harém pagão - porém a semente de Deus ainda não tinha nascido. Mais uma vez Abraão colocou sua esposa, sua família e o futuro Israel em jogo.
Se você estivesse lá testemunhando isso, sem dúvida iria se perguntar: “Que tipo de homem é esse? Será mesmo um exemplo de fé, o retrato de um homem que crê em Deus? Ele mente abertamente!”
Ainda assim, qual foi a resposta de Deus? Ele não tratou com Abraão do jeito que nós faríamos. Ele não disse: “Esta foi demais! Eu lhe tirei da confusão a vez anterior, e agora volta a ceder do mesmo jeito. Será que algum dia você vai crescer em Mim, Abraão?”
“Agora vou lhe castigar. Você precisa entender o quanto falhou, Me entristeceu, deixou de confiar em Mim. Vou tirar o corpo e deixar que você arque com as conseqüências. Agora você vai colher o que plantou!”
Não - nunca! “Se somos infiéis, ele permanece fiel...” (2 Timóteo 2:13). Deus não abandonou Abraão para que ele resolvesse tudo por si. Pelo contrário, o plano de Deus para Abraão manteve-se sem problemas, e conforme o planejado!
Deus fez com Abimeleque o mesmo que havia feito com o faraó: travou os úteros! Ninguém podia tocar Sara. Deus disse a Abimeleque: “...ter impedido eu de pecares contra mim e não te permiti que a tocasses” (Gênesis 20:6).
Davi
Quando Samuel ungiu Davi para ser rei de Israel, ele  recebeu um coração novo: “Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi...” (I Samuel 16:13).
Davi se tornou um homem piedoso, sábio, amado, cheio do temor do Senhor: “Davi lograva bom êxito em todos os seus empreendimentos, pois o Senhor era com ele” (18:14).
Ele era um homem de muita oração. Louvou o Senhor como poucos, bendizendo o coração de Deus com seus cânticos e salmos. Ninguém deve ter sido mais íntimo do Senhor que Davi.
Davi era também um homem de muita fé. Destruiu Golias e se tornou poderoso guerreiro para Saul. As mulheres cantavam suas proezas em batalha. O Espírito de Deus claramente estava sobre esse homem, e o Senhor obviamente tinha um plano para sua vida.
Mas então Saul foi atrás de Davi com ira, e Davi teve de fugir. Para escapar com vida, se escondeu nas cavernas. Após algum tempo, Davi simplesmente se cansou da batalha. Ficou esgotado, e não agüentava mais. Ele deve ter pensado: “Se sou tão especial para o Senhor, se sou ungido Seu, escolhido para essa hora - então por que estou nesta tremenda dificuldade? Por que há tantos contra mim?”
Então, Davi pegou 400 de seus homens e fugiu para Gate - a cidade natal do gigante Golias, que ele havia matado. Estamos falando de atitudes de infidelidade? Essa foi uma! Davi não consultou o Senhor quanto à esta ação. Pelo contrário - havia resolvido deixar sua vida nas mãos do rei Aquis de Gate, buscando refúgio nele.
Mas em Gate, se formou hostilidade contra Davi. Todo mundo começou a cochichar: “Este não é aquele homem de quem vivem cantando? Não foi ele que matou milhares de filisteus? Foi ele que matou o nosso gigante!”
Davi foi capturado e levado ao rei. Ele sabia que tinha sido pego, que estava em apuros - então resolveu representar um ato de insanidade! Fingiu que estava louco, delirando sem coerência, arranhando as paredes, babando pela boca. A esperança era que de algum modo, essa “loucura” o livrasse das amarras do rei Aquis.
Mesmo assim, que testemunho pobre foi esse, na frente de todos seus homens! Aquis simplesmente olhou para Davi e disse: “Por que me trouxeram esse louco? Este homem está maluco. Levem-no embora!”
Então, o que aconteceria se nós estivéssemos presentes à cena? Veríamos esse nobre e piedoso homem se agitando como louco, rastejando pelo mato, gritando e se arranhando. E diríamos: “Tu não és o rei de Israel. Que mancada, Davi. Que papel de bobo!”
Em verdade, Davi estava sendo infiel nesta ocasião. Mas Deus ainda era fiel! Ele não riscou o nome de Davi. Não - enquanto Davi agia como louco, com tolices, o propósito eterno de Deus para ele prosseguia. O reino de Saul se enfraquecia à cada dia. Deus estava ajeitando tudo para garantir a bênção de Davi!
Se você fosse a Deus e apontasse as tolices de Davi, creio que Ele teria respondido: “Ungi Davi como rei - e ele será rei! Conheço o seu coração. Ele se arrependerá logo, voltando para Mim - pois tem um coração contrito! Ele ainda está embaixo do meu favor e da minha bênção. E o meu plano para ele ainda está dentro da programação!”
Talvez, como Davi, você atravessou um período meio insano na vida. Enfrentou o caos absoluto - e desistiu, dizendo: “Não agüento mais!” Aí você agiu segundo a carne, fazendo papel de bobo, passando na frente de Deus.
Você acabou zangado consigo mesmo, desapontado, envergonhado. Pensou: “Como uma pessoa ungida, cheia do Espírito como eu, pode ter errado desta maneira? Com certeza Suas bênçãos agora terão de ser tiradas de mim. Fui tão vil, manipulador, desonesto, sem fé. Deus não pode me usar mais. Ele não pode mais estar trabalhando em meu favor!”
Você está tão errado! Deus não permitirá que uma luta sua no momento, interfira no Seu chamado, no Seu plano, e no Seu propósito para sua vida. Você pode ter saido da linha - mas o plano de Deus continua na pista: está correndo à plena velocidade!
Pedro
Esse foi o homem que disse que nunca deixaria Jesus. Porém, não só Pedro negou que O conhecesse, como o fez em meio à uma torrente de profanações saídas de sua boca!
O que iria acontecer se você estivesse junto ao fogo, ouvindo Pedro? Iria pensar: “Esse é o homem que estava no Monte da Transfiguração? Que impunha as mãos sobre os doentes e os curava? Que recebeu as chaves do reino? Ouça o que está saindo de sua boca!”
“Como um homem desses poderia andar tão intimamente com o Senhor, confessando ‘Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo’ - e depois estragar tudo, mentindo, praguejando e O negando? Para Pedro, tudo acabado. Ele pode voltar para as redes de pesca. Não vamos ouvir mais falar dele.”
Não - nunca! O propósito de Deus na vida de Pedro não foi frustrado. É verdade, Pedro foi terrivelmente infiel. Mas Deus manteve-se fiel. Ele não pode negar quem Ele é!
Se você tivesse corrido ao Senhor gritando: “Não vistes Pedro praguejando sobre Ti?” Ele teria respondido: “Sim, Pedro falhou. Mas conheço seu coração. Daqui a algumas horas ele vai estar em cima dos morros, chorando e se lamentando. Ele vai voltar para Mim; em verdade, está a caminho do Pentecostes, a caminho de uma vida de ministério para Mim!” “Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” (2 Timóteo 2:13).
Não importa o que você tem passado este ano, Deus vê o seu coração! Se você tem um coração quebrantado e contrito, Ele estará presente consigo; o propósito eterno que Ele possui para você não será frustrado. Ele tomará conta de você!
Isso nos leva à advertência de Deus:
Há Só Uma Coisa Que Pode Levar o Senhor a Se Afastar de Você !
Só uma coisa pode cancelar o maravilhoso propósito de Deus para você - e isso é o pecado do orgulho obstinado! Vemos isso na vida de Saul. As escrituras nos dizem que o Espírito de Deus estava sobre este homem, desde o dia que Samuel o viu descendo a estrada. Deus tinha chamado Saul, e o estava usando.
Mas havia algo em Saul que apareceu rapidamente: orgulho obstinado! Saul não confessava ou admitia seu pecado. Antes, culpava os outros para justificar seus atos. Estava mais interessado em manter as aparências, que em saber o que Deus achava dele.
Amado - essa era a diferença entre Davi e Saul: orgulho! Pense nisso: Davi pecou de maneira tão grave quanto Saul. Afinal de contas, Saul nunca matou o esposo de uma mulher.
Mas Davi rapidamente se arrependeu do pecado. Quando Natã apontou seu doloroso ato, Davi não se justificou. Antes, imediatamente gritou: “Deus, não retires de mim o Seu Espírito Santo! Quero só Lhe agradar. Não quero viver para mim mesmo. Sei que fracassei. Mas, por favor, me perdoe - purifique meu coração!”
Quando Saul foi pego em pecado, por outro lado, agarrou a túnica de Samuel e gritou: “Não tire o meu reino! Por favor - fique do meu lado. Não deixe eu ficar mal diante do meu povo.”
Saul fez o mesmo de sempre. Estava mais interessado no que o povo pensava dele, que no fato de haver entristecido o Espírito Santo!
É o orgulho, um espírito de soberba inabalável - que derruba os homens! Mas um coração quebrantado, um espírito contrito, aprisiona o coração do Senhor. Não importa o que tenha passado, ou como tenha fracassado com o Deus Todo-Poderoso: se você é como Abraão, Davi e Pedro, se você corre para desabafar diante dEle depois de ter fracassado - Ele estará consigo. Ele sempre está com os que tem o coração quebrantado, e um espírito contrito.
Então, tire os olhos dos seus fracassos e das suas fraquezas, e os fixe na fidelidade dEle. Ele não pode negar-se a Si mesmo. Ele é inteiramente fiel à Sua Palavra - e cuidará de você em todas as batalhas! Aleluia!

6 comentários:

  1. Terminei de ler seu texto com a mesma dúvida. Afinal Deus castiga ou não os homens pelos seus erros? Porque no começo a resposta me pareceu não, mas o exemplo de Saul, me pareceu que no caso do pecado ser orgulho obstinado, Deus se afasta e castiga. Ainda acho que podemos nos aprofundar muito mais neste assunto. Abraão se mostrou arrependido da mentira? Davi se mostrou arrependido da invenção da loucura? O Antigo Testamento tem histórias interessantíssimas, mas acredito que um dos maiores motivo de Cristo ter se feito carne, foi nos mostrar o que realmente ele estava querendo dizer e o povo de Israel não entendia. Neste caso acho que para discutir essa questão devemos nos espelhar mais no que Cristo mostrou do que nos detalhes das histórias judaicas. Pergunto eu: Deus nos castiga? O diabo é usado por Deus pra nos castigar? Ou simplismente sofremos as consequências de nossos erros ou dos erros da humanidade? Não seria Deus o Pai de Amor que interfere em "alguns" dos nossos maus (por sua livre escolha) para promover o bem? Deus realmente interfere em todos os detalhes, de todos os seres humanos? Deus tem escolhidos que só na vida deles ele interfere? Esse é o Deus que nós cremos? E, então, Deus nos (todos)castiga ou não por nossos erros? Ainda não entendi sua resposta.

    Excelente semana a todos e muito amor!

    ResponderExcluir
  2. Deus não nos castiga, plantamos o que colhemos, nossas escolhas dizem para onde vamos, Saul com seu orgulho se afastou Deus, do mesmo modo que nossos pecados sobre Jesus o fizeram ficar distante de Deus na Cruz de tal modo que sentia -se como tivesse sido abandonado, mais o Pai não havia o abandonado ele apenas não podia vElo ou sEntilo..
    O amor de Deus supera qualquer entendimento, Davi não demonstrou textualmente arrependido do mesmo modo que Abraão também não, porém pelos relatos seguintes conseguimos ver que eles se aproximam mais de Deus e cresceram espiritualmente, se os nossos pecados fazem divisão entre nós e Deus e se um abismo chama outro abismo, se a um coração contrito e quebrantado Deus não rejeita, posso crer que se arrependeram, caso contrario teriam priorado sua conduta e não melhorado, pois melhoramos a media que nos aproximamos de Deus e deixamos ele viver através de nós...
    Creio no nosso Deus Pai de amor que interfere em tudo que lhe apraz, creio ainda que podemos busca-lo como fez Abraão no caso de Ló intercedendo na busca de Sua intervenção, de igual modo relatado na parábola do Juiz que ao ser incomodado atendeu ao pedido ou na parte que diz que devemos pedi e pedi e dar-se vos a.
    Ele poderia interferir em tudo se assim desejasse, porém isto iria invalidar o Livre arbítrio concedido a nó, por isso creio que Ele age como planeja mais que podemos mover seu coração.
    Quero dizer que mesmo com os erros humanos, Ele nunca nos abandona ou castiga, Ele não castigou Judas, o próprio se castigou, fico sempre a imaginar como seria o legado de Judas se houvesse se humilhado e buscado o perdão, afinal ele foi escolhido para ser um dos doze e não para ser o traidor, quem escolheu ser um traidor foi ele, quem escolheu o suicídio foi ele, pois o que a Bíblia fala é que Deus não se alegra com a morte de ninguém, que pelo contrário ele deseja que todos venham ao conhecimento da verdade e por sua vez venham a Ele.
    Deus não atira a pedra, somos nós que atiramos nos outros e em nós mesmos Ele é amor e não pode negar –se.
    Boa semana a todo e que possamos aprender com o amor incondicional de Deus que nos ama mesmo quando erramos.

    ResponderExcluir
  3. Em proverbios 10:12 diz que o Amor cobre todas as transgressões e Deus é amor!!

    ResponderExcluir
  4. Romanos 5:8: "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores".
    Deus é amor, e seu amor é bem diferente do amor humano. O amor de Deus é incondicional e não é baseado em sentimentos e emoções. Ele não nos ama por sermos amáveis ou por fazermos Ele se sentir bem; Ele nos ama porque Deus é amor. Ele nos criou para ter um relacionamento de amor com Ele, por isso Ele sacrificou Seu único Filho para restaurar esse relacionamento. Porém Ele diz que para Ganharmos a nossas vida devemos perdê-la, que precisamos abrir mão da nossa vontade e receber a dEle que é boa, perfeita e agradável, ou seja, que seremos agraciados enquanto estivermos cobertos pelas suas asas, infelizmente se escolhermos sair para longe de suas asas perdemos sua proteção e ficamos passiveis te ataques que pode tirar as nossas vidas, quando escolhemos apenas nossos caminhos corremos o risco de descobrir que são caminhos de morte, porém isso não quer dizer que é castigo Divino, Ele apenas deixa que façamos nossas escolhas, Ele diz que bem sabe o pensamento que tem sobre nós, e são pensamentos de Paz e não de guerra para nos dar o fim desejado, mais não no obriga a ser fiel, apenas diz que ao que for fiel e vencer terá um Céu de Glória com tudo que nunca conseguimos imaginar, outra coisa que ele sempre faz e nos avisar o caminho de morte que estamos, Ele usa até uma jumenta se for preciso, mais sempre nos alerta de algum modo e sabemos disto, até mesmo quando fazemos de conta que não ouvimos. Obrigado Senhor pelo seu Amor e Misericórdia.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de abranger um pouco mais, porque o jeito que conversamos tem um linguajar muito crente e me questiono se estamos com o pensamento fechado nisso. Porque quando leio os textos só penso nos crentes da igreja cristã. Mas, me pergunto e o restante do mundo? E as pessoas que nunca terão acesso a Bíblia? O que realmente é erro e o que Deus queria quando criou os seres humanos?

    Em minha opinião fomos criados para sermos seres felizes num mundo que Deus criou e, como conseqüência disso, ele espera nossa gratidão e amizade. As “regras” que Deus nos apresenta na Bíblia não são para o bem dele, mas para nosso bem. Se formos por outro caminho (porque podemos escolher ir), a conseqüência é a morte ou a infelicidade, friso conseqüência porque não é um castigo de Deus ou algo que ele tenha escolhido, mas o natural das coisas.

    Exemplo: no que matar meu próximo prejudicaria na glória de Deus? Em nada. Mas o que isso causa em nós seres humanos? Um estrago individual e mundial; vemos isso todos os dias! No que eu trair minha esposa prejudicaria a santidade de Deus? Em nada. Mas e a conseqüência que carregamos disso? Pessoas magoadas, ofendidas, uma infelicidade total. No que usar drogas atrapalha a vida de Deus? Absolutamente nada. Mas e a do ser humano? As drogas são um dos piores males que a humanidade se sujeitou.

    Eu enxergo o amor de Deus em nos criar para o nosso próprio bem estar. Mandar Jesus no mundo para nos ensinar o que faz a vida realmente valer a pena. Jesus poderia ter sido rei, mas quis nos provar que ser servo é ser mais feliz. Jesus poderia conviver com pessoas mais estudadas e com mais status, mas escolheu nos provar que é do lado de gente simples que se é feliz. Cristo foi feliz! Foi feliz bebendo e comendo com “prostitutas e ladrões”, foi feliz defendendo uma adúltera de um apedrejamento, foi feliz brincando com crianças em seu colo, foi feliz lavando os pés de seus amigos, foi feliz multiplicando vinho para que uma festa durasse mais, foi feliz mostrando que é melhor morrer injustamente do que causar uma guerra e que maldade se retribui com bondade.

    Lamento que Ele tenha tentado com o povo de Israel e o povo não entendeu, lamento que ele tenha mandado Cristo e a gente continue sem entender.

    Darei minha resposta pessoal à primeira pergunta (Deus nos castiga por nossos erros?): Não, Deus nunca nos castiga, ele apenas deixa tudo correr naturalmente como tem que ser e com isso sofremos as conseqüências de nossas escolhas.


    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. O linguajar peculiar é inevitável, pois quando estou em um estádio fala de maneira peculiar, se falo de política uso os termos que dizem respeito ao falar de Deus uso a bíblia.

    Jesus garante através de sua palavra que todos viriam ao conhecimento da verdade, que crer e for batizado será salvo e quem não crer já está condenado.

    Jesus sim é feliz quando se aproxima do pecador, pois este precisa dEle, mais ele nos convida a deixarmos nossas verdades e vivermos a sua, perdermos a nossa vida para vivermos a nova vida que a proximidade com ele concede, não nos obriga mais deixa claro que muitos são chamados para este convívio e poucos os escolhidos. Será que Ele não desejou que Judas se matasse? Acredito que sua esperança era Judas se arrepender.

    Nossos pecados fazem divisão entre nós e Deus, isso diz a palavra de Deus, confirmamos no próprio sacrifício de Cristo isso ocorrer, então meus pecados não abalam a santidade de Deus, abalam meu relacionamento com Ele, não por ele mais sim por mim, abalam a minha fé, abalam minhas motivações, mais Deus permanece imutável na esperança que eu volte a me relacionar com Ele.

    Compartilho da mesma opinião que Deus não castiga e deixa as coisas ocorrerem conforme nossas escolhas, porém entendo que para me aproximar de Deus não devo viver displicente com o seu pensar ou que Ele deixou para que interpretássemos seu pensar, através de sua palavra ou de nossas experiências com Ele, vejo que em qualquer relacionamento na vida preciso me adequar ao outro participante para vivermos a harmonia de um bom relacionamento, isso passa por conhecer o outro e buscar agradá-lo, acredito que viver sem se preocupar com o que Deus pensa a respeito não seja uma maneira similar de nos relacionar, afinal só não damos importância a quem não é importante.

    Ele fala em sua palavra que Aquele que diz que o Ama e não o segue é mentiroso, não penso que o seguir seja cumprir as “regras” mais sim que se relaciona com Ele em todo tempo.

    Por isso, acredito que Deus no criou para que fossemos felizes, mais para que fossemos capaz de perceber que felicidade completa só com Ele, que fossemos capazes de abrir mão de qualquer coisa em troca desta felicidade, não falo aqui de religião, igreja ou credo, falo aqui de uma relação intima com Deus.

    Busquemos nossa felicidade no relacionamento intimo com Ele, certamente encontraremos.

    Abs

    Amigos tenho percebido que o número de visitas tem aumentado e isso é bom, melhor ainda e ler suas opiniões, ninguém é o senhor da verdade e não verdades absolutas, a medida que trocamos idéias damos condições de Deus moldar nosso pensamento, você pode examinar a opinião do outro e reter o que é bom, mais queremos examinar a sua também. Conto com seus comentários!

    ResponderExcluir