domingo, 5 de junho de 2011

Amigos

Estive este dias sem postar nada, pois tenho andando na busca de decobrir quem sou eu, os motivos dos meus medos, das minha motivações, de encontrar a confiança, de saber porque faço cada coisa, de viver de uma forma mais consciente.
Mais uma palavrar muito agradavel de uma amiga me motivou a voltar a escrever, pois quero lançar o meu pão sobre as aguas...
Em vários hinos sempre ouvimos que Deus é nosso verdadeiro amigo, que é o amigo das horas incertas, e assim por diante, porém nosso dia a dia é cercado de amizades algumas superficiaias outra mais intimas e estreitas.
 É fato que nossas escolhas dizem para onde vamos e é inevitavel que nossas escolhas sejam fruto do nosso meio, pois nosso meio é que produz o que somos e sem duvida quem tem mais poder de influência no meio em que vivfemos são nossos amigos intimos, deles falaremos.
“Diga me com quem andas que te direis quem é” é um ditado popular e “as más companhias corrompem os bons costumes”. Amboms secular e religioso concordam que sofremos influencia do que nos cerca a especialmente dos que estão mais proximos.
Quem você considera como amigos mais íntimos? Creia ou não, esta questão é um assunto de grande interesse para o Deus.
Alguma vez você pensou em orar: “Senhor, o que pensas de minhas amizades? São agradáveis a Ti - ou elas Te desagradam?” O fato é: um amigo pode trazer a ligação com a bênção e o favor de Deus, pois encoraja você a um estilo de vida ligado a Deus. Por outro lado, um amigo tambem pode ser uma porta de ligação para toda especie de mal.
Pensemos que a palavra “amigo” se refere aquiaé alguém com quem você está estreitamente associado, alguém em quem você naturalmente confia. Resumindo, um amigo é alguém com quem você anda, conversa e abre sua alma.
Você tem vários círculos de amigos. Você tem um círculo “de negócios”, que inclui seus colegas, sócios ou clientes. Você tem também um círculo “social”, incluindo aquelas pessoas com as quais você se relaciona em um nível superficial. Você também pode ter contatos com conhecidos incrédulos. O apóstolo Paulo diz que nos é impossível evitar contatos desta espécie - caso contrário, seríamos obrigados a deixar o mundo totalmente!
O círculo de amigos com o qual Deus mais se preocupa é aquele mais íntimo - seus “amigos do peito”. Estas são as pessoas que você mais ama, e que têm influência em sua vida. Vocês são naturalmente atraídos uns aos outros, e concordam em muitas coisas - assim, sentem segurança em abrir os corações, uns aos outros. Em poucas palavras, vocês têm afinidade recíproca.
A Bíblia nos fala que não devemos ser ignorantes no que toca às seduções de Satanás.
Deixe-me Mostrar-lhe nas Escrituras O Que Acontece Quando Uma Pessoa Piedosa Desenvolve Afinidade Para com Um Amigo Ímpio!
O rei Jeosafá era um homem justo, que governou sobre Judá quando o reino de Israel foi dividido. O coração deste homem era fiel a Deus, e foi abençoado e honrado acima de todos os outros de sua geração: “E o Senhor era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai...” (2 Crônicas 17:3). Contudo, as escrituras dizem que Jeosafá desenvolveu afinidade com um rei mau, Acabe, que governava o reino do norte, de Israel: “Tinha, pois, Jeosafá riquezas e glória em abundância, e aparentou-se com Acabe” (18:1). A Bíblia diz de Acabe: “...(ele) fez muito mais para irritar ao Senhor Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele” (I Reis 16:33).
Como pode um rei justo como Jeosafá terminar se relacionando com um homem sem temor de Deus? Ele não percebeu a trama satânica para destrui-lo.
Veja, Jeosafá tinha purificado a terra, derrubando todos os ídolos de Baal, e matando os profetas idólatras. Contudo, Jezabel, a esposa ímpia de Acabe, adorava a Baal e soube o que Jeosafá tinha feito com seus ídolos. Então, ela teve como objetivo derruba-lo
Jezabel planejou, com sua filha ímpia Atalia, um modo de infiltrar a corte santa de Jeosafá. Logo a jovem Atalia encontrou o filho de Jeosafá, Jeorão  e usou todos os seus encantos femininos para conquistar seu coração. O plano funcionou: Jeorão decidiu casar-se com Atalia - e veio ao pedir sua bênção. Irresponsavelmente, Jeosafá lha deu.
Quando a escritura diz que Jeosafá se “aparentou” com Acabe, significa que “se ajuntaram por casamento”. O diabo deve ter dançado de alegria com essa união! Agora Jeosafá teria contato constante com o ímpio Acabe, e estaria sujeito à fascinação de sua filha também má. Simplificando: o mal havia entrado no círculo mais íntimo de Jeosafá!
Finalmente, quando Jeosafá morreu, Jeorão assumiu o trono  e Jezabel começou a buscar seu alvo. A nação rapidamente retornou à idolatria. E Jeorão mesmo, terminou matando seus seis irmãos. E isso ainda foi só o começo do derramamento de sangue que se alastrou por Judá.
E tudo isto aconteceu porque Jeosafá permitiu-se desenvolver um relacionamento com um homem ímpio. A tragédia é a seguinte: ele não tinha que ter feito isso. Teria sido impossível para Jeorão casar-se com Atalia sem a sua aprovação. Por que Jeosafá não disse a seu filho: “A mulher que você ama é completamente idólatra, ela está em rebelião contra o Senhor! Ela somente lhe dará maus conselhos, e o afastará de Deus. Estou lhe dizendo, Jeorão - interrompa já este relacionamento, antes que ele o destrua!” Ao contrário, Jeosafá nunca disse nada.
Além do mais, Jeosafá tinha as escrituras disponíveis para si, onde Davi afirma muito claramente: “Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Salmo 1:1). “Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos” (119:63). Jeosafá sabia de tudo isto - e apesar disso não tomou uma posição!
O casamento de Jeorão e Atalia produziu um filho chamado Acazias, que assumiu o trono com a idade de quarenta e dois anos. A Bíblia diz deste homem: “...e era o nome de sua mãe Atalia, filha de Onri. Também ele andou nos caminhos da casa de Acabe, porque sua mãe era sua conselheira, para proceder impiamente” (2 Crônicas 22:2-3). De repente, Atalia era a conselheira da corte em Judá. E a escritura diz que esta mulher: “...destruiu toda a descendência real da casa de Judá” (verso 10).
Quero Lhe Contar Como Saber se Satanás Pôs Um de Seus Agentes Como "Amigo" Para Você!
Bem agora você pode estar pensando: “Espere um minuto - eu não quero começar a duvidar de meus amigos. Não quero, de repente, ficar desconfiado deles.” Minha resposta para você é: se eles são verdadeiros amigos - se eles estão unidos ao seu coração no Espírito de Cristo e você não deve ter nenhum medo de examinar seu relacionamento com eles. E você fará melhor em olhar para todas as suas amizades à luz das escrituras, ou poderá perder sua própria alma!
 Pense simplesmente em seu melhor amigo, e então responda estas perguntas:
  • Seu amigo fofoca, difama, fala mal dos outros?
  • Ele gosta de discutir sobre as escrituras, é um debatedor contínuo, que nunca chega à verdade?
  • Ele chama as pessoas que temem a Deus de “fariseus” “fanaticos” “Crentes”?
  • Você nota em suas palavras um espírito de desobediência, inveja ou suspeita?
  • Ele vomita palavras venenosas contra a esposa dele?
  • Ele tem conseguido pôr maus pensamentos em sua mente, acerca dos outros?
  • Você começou a se unir a ele em transbordar amargura?
Se o seu amigo se enquadra nesta descrição e se você está sendo levado para mais e mais longe de Jesus por causa desta amizade então pode saber que o diabo pôs essa pessoa em sua vida. Seu amigo tem o espírito de Acabe  e foi enviado para destruir a obra de Cristo em você!
Por outro lado, um amigo verdadeiro e temente a Deus tomará sempre o partido da palavra de Deus, em qualquer assunto, e não necessariamente estará  do seu  lado por vocês serem amigos. Um amigo assim não o aconselhará à amargura do pecado. Pelo contrário, ele o amará o suficiente para lhe dizer a verdade.
Quero lhe mostrar o que acontece com cada filho de Deus que desenvolve afinidade com uma pessoa amarga e injusta. Há três terríveis conseqüências:
1. Você Será Atraído Para os Problemas ou Para a "Guerra" Pessoal de Outra Pessoa - e Se Arrependerá Disto!
A Bíblia narra que o reino de Jeosafá tinha sido pacífico, até então: “E veio o temor do Senhor sobre todos os reinos das terras, que estavam ao redor de Judá, e não guerrearam contra Jeosafá” (2 Crônicas 17:10). Judá foi abençoado, prosperou abundantemente, e ninguém ousou vir contra ele.
Mas depois que Jeosafá estreitou laços com Acabe, diz a escritura: “...e Acabe...o persuadiu a subir com ele a Ramote de Gileade...E ele lhe disse: Como tu és, serei eu; e o meu povo, como o teu povo; iremos contigo à guerra” (2 Crônicas 18:2). Jeosafá por vontade própria foi lançado dentro de uma guerra perdida - na qual Deus não tinha parte!
A palavra hebraica para “persuadiu” nesta passagem significa “seduziu com calma”. Jeosafá se permitiu ser seduzido para a guerra por Acabe, respondendo: “Assim como tu és, eu sou”. Em outras palavras: “Sou teu amigo, portanto vou contigo até o fim. Não vou te desapontar. Conte comigo!”
Será que o seu melhor amigo é cheio de amargura, ódio, raiva  e procura brigas de todo tipo? Está envolvido em guerra matrimonial, ou familiar, ou pessoal? E você tem sido como um Jeosafá para ele, oferecendo ajuda e encorajamento? Se é assim, cuidado: você está prestes a ser seduzido para tudo isto!
Precavenha-se, cristão - sempre que você concede conforto ou encorajamento a alguém que esteja em rebelião, você está tomando partido contra o Espírito Santo. E isto o torna co-participante do pecado desta pessoa. Tragicamente, quando Jeosafá se uniu à guerra de Acabe, somente fez por acelerar seu amigo no caminho da destruição!
2. Você Acabará Ignorando Todas as Advertências Proféticas e Todo Aconselhamento Bíblico!
Se você tem um amigo que não teme a Deus em seu círculo íntimo, ele lhe dará todo o apoio que você quiser, mesmo que você esteja errado. De fato, Satanás encherá a sua cabeça com as vozes dos falsos profetas, todos afirmando que falam a verdade. Dizem: “Vá em frente  está tudo bem. Deus está por trás disso”. Mas o estarão levando para a beira da destruição!
Estou certo que Jeosafá estava convicto que estava agindo corretamente quando se empenhou em unir-se a Acabe na guerra. De fato, a Bíblia diz: “Disse mais Jeosafá ao rei de Israel: Peço-te, consulta hoje a palavra do Senhor” (2 Cron. 18:4). Disse: “Vamos consultar ao Senhor sobre isto. Não agiremos enquanto não O ouvirmos!”
Então Acabe convocou seus quatrocentos falsos profetas: “...E eles disseram: Sobe; porque Deus a entregará na mão do rei” (verso 5). Todas as quatrocentas vozes concordaram: “Tudo bem em ir à guerra. Deus é contigo!”
Jeosafá, porém, não estava convencido. Perguntou a Acabe: “Não há por aqui, além destes, um profeta do Senhor, que possamos consultar?” (verso 6). Jeosafá queria um homem que ele soubesse ser santo. Então Acabe mandou trazer o profeta Micaías, que tinha sido preso por falar a verdade.
Quando Micaías entrou em cena, este homem destemido zombou de tudo que havia acontecido. Até profetizou a morte de Acabe, dizendo: “...Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa...” (v. 16). Estava dizendo: “Você vai morrer na batalha, Acabe. E o povo será disperso sobre as colinas!”
Deus falou claramente com Jeosafá e Acabe, não deixando dúvidas sobre o que Ele pensava de tudo aquilo: “Estão amaldiçoados! Vão por seu próprio risco. Nada além de morte e derrota esperam por vocês no campo de batalha!”
Nesta altura, Jeosafá parecia querer obedecer à verdadeira voz profética. Parecia querer fazer tudo que Deus lhe dissesse. Contudo, por séculos os teólogos se têm admirado do que aconteceu em seguida: quando veio a palavra clara, Jeosafá a ignorou!
Micaías pareceu sentir a relutância de Jeosafá em obedecer. E terminou sua advertência com estas palavras: “...ouvi, todos os povos” (verso 27). Creio que Micaías estava olhando diretamente para o rei Jeosafá e dizendo: “Tu, meu senhor, preste atenção à minha palavra! Tudo isto é uma indução ao erro da parte de Satanás. Só pode acabar em destruição! Tu não podes ver que tua amizade com Acabe é um erro? Ele é um idólatra! Por favor, não ouças essas vozes mentirosas.”
Porém, incrivelmente, o próximo versículo afirma: “Subiram, pois, o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, a Ramote de Gileade” (verso 28). Jeosafá marchou à guerra com Acabe, ignorando totalmente o aviso de Deus!
Você pode se orgulhar o quanto quiser quanto a amar a palavra de Deus e querer obedecê-la. Porém, se não romper com o engano de amigos ímpios, e buscar o discernimento do Espírito Santo, acabará por ignorar a palavra de Deus!
Você pode acompanhar seu amigo na guerra dele  mas na hora precisa, ele porá você na mira do inimigo. Foi exatamente o que aconteceu com Jeosafá quando foi guerrear com Acabe.O mau rei pôs Jeosafá para ser morto: disse a ele para vestir-se com suas vestes reais, enquanto Acabe mesmo se vestia como soldado. Desta maneira, pensava Acabe, os assírios iriam atrás de Jeosafá, e não dele.
Ironicamente, Acabe foi morto por uma seta que o atingiu através de uma pequena abertura na armadura. E de repente, Jeosafá foi cercado por soldados inimigos, que estavam prontos a cortá-lo em pedaços. O rei sabia que estava diante da morte, e clamou a Deus por ajuda. A escritura nos diz: “...porém Jeosafá clamou, e o Senhor o ajudou. E Deus os desviou dele” (v. 31).
A guerra foi um desastre, como Micaías tinha profetizado. O exército de Israel fugiu desbaratado, como ovelhas sem pastor. E Jeosafá recuou para Jerusalém; seu amigo Acabe morto e seus exércitos vencidos. Foi só pela graça de Deus que escapou da morte!
Posso imaginar os pensamentos que devem ter passado pela mente de Jeosafá enquanto corria de volta para Jerusalém: “Oh, Deus - obrigado por me livrar! Agora vejo o perigo de andar com um companheiro ímpio. Nunca mais, Senhor! Nunca mais farei parte deste sistema mundano novamente. Acabou!”
Mas não estava tudo acabado. Deus ainda tinha algo a discutir com este homem!
3. A Última e Mais Trágica Conseqüência da Afinidade Com Um Amigo Mau é a Ira de Deus Sobre Você!
Enquanto Jeosafá estava em seu caminho de volta, o Senhor enviou um profeta para encontrá-lo, com estas fortes palavras: “ E Jeú, filho de Hanani, o vidente, saiu ao encontro do rei Jeosafá e lhe disse: Devias tu ajudar ao ímpio, e amar aqueles que odeiam ao Senhor? Por isso virá sobre ti grande ira da parte do Senhor” (2 Cron. 19:2).
Deus estava dizendo a Jeosafá: “Você não conhece o perigo e as conseqüências do que fez. Você pode pensar que é pouca coisa ter amizade com alguém que é contra mim. Acabe era meu inimigo  um idólatra  e você se fez amigo dele. Ouviu sua fala ímpia, e se entregou à sua sujeira. Você nem sequer tomou uma posição contra isto, Jeosafá. Tenho algo para discutir com você sobre isto!”
À esta altura, você pode estar pensando: “Entendo que Acabe era maligno. Mas ao considerar meus próprios amigos, não há como considerá-los inimigos de Deus”. Mesmo assim, considere estas passagens das escrituras:
  • “Quem não é por mim, é contra mim...” (Lucas 11:23). Seu amigo toma o lado do Senhor em tudo?
  • “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria...” (I Samuel 15:23). O conselho de seu amigo é cheio de rebelião?
Isto não é um jogo! Seus amigos são um assunto sério para Deus - porque suas ações têm conseqüências sérias: “Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua compõe o engano. Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe. Estas coisas tens feito...Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que eu vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre” (Salmo 50: 19-22).
Ouça o profeta Isaías: “Porque dizia: Certamente eles são meu povo...pelo seu amor, e pela sua compaixão ele os remiu;... Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles” (Isaías 63:8-10). Deus, realmente, se volta contra aqueles que ignoram Sua palavra!
No caso de Jeosafá, Deus trouxe guerra e tribulação para Judá: “E sucedeu que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá” (2 Crônicas 20:1). Até esse tempo, Judá tinha desfrutado grande paz. Agora, no entanto, Jeosafá via inimigos vindo a ele de todos os lados, ameaçando destruir seu reino!
Paulo escreve: “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça” (Rom. 1:18). O apóstolo está falando aqui de um povo que conhece a verdade, e mesmo assim a ignora, fingindo que ela não existe. Em termos simples, a ira de Deus é sobre todo aquele que exclui a verdade, não fazendo nada por ela, como o rei Jeosafá!
Graças a Deus, diz a escritura: “Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá” (2 Crônicas 20:3). O rei se humilhou e arrependeu-se: “Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, adorando-o” (verso 18).
Deus respondeu ao quebrantamento de Jeosafá dando a Judá vitória total contra os moabitas. Finalmente, a Bíblia diz: “E o reino de Jeosafá ficou quieto; e o seu Deus lhe deu repouso ao redor” (verso 30).
Advertência Final:
Este assunto, de escolher amigos sabia e cuidadosamente é uma questão para toda a vida. O fato é: você pode escapar de um relacionamento não inteligente  mas pode entrar logo em um outro.
As escrituras dizem que a história de Jeosafá terminou tragicamente: “Porém, depois disto, Jeosafá, rei de Judá, se aliou com Acazias, rei de Israel, que procedeu com toda a impiedade” (v. 35). Jeosafá fez a mesma coisa novamente! Ele se aliou com o ímpio Acazias, exatamente como havia feito com Acabe.
Desta vez Deus enviou um profeta a Jeosafá dizendo: “...Porquanto te aliaste com Acazias, o Senhor despedaçou as tuas obras...” (verso 37). O Espírito de Deus abandonou este homem outrora justo, porque ele não obedeceu.
A Bíblia é muito clara sobre esse assunto de amizades: “Não sejas companheiro do homem briguento nem andes com o colérico, para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma” (Provérbios 22: 24-25). “Quanto àqueles que se desviam para os seus caminhos tortuosos, leva-los-á o Senhor com os que praticam a maldade...” (Salmo 125: 5).
Toma uma posição hoje. Se você tem amigos ímpios no seu círculo íntimo, rompa com eles! Deus, em Sua misericórdia livrará você dos laços do inimigo como fez com Jeosafá. Mas o fato é, você jamais deve deixar de estar alerta às tentativas de Satanás de colocar alguém em sua vida para destruir a obra de Cristo em você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário